About

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Imagens da 1ª Corrida da Feira de São João



Imagens: RTP-Açores

segunda-feira, 23 de junho de 2008

2ª Corrida da Feira de São João/2008

Tarde histórica em Angra do Heroísmo. A segunda corrida da Feira de São João reuniu pela primeira vez, em praça, os dois grupos de forcados da terra. Os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (GFATTT), capitaneados por Adalberto Belerique, e os Amadores do Ramo Grande (GFARG), sob o comando de Filipe Pires, disputaram o prémio para Melhor Pega. O prémio para Melhor Lide Equestre iria ser atribuído a um dos cavaleiros presentes: João Salgueiro, João Moura Jr. e Rui Lopes que substituía João Telles Jr. que se lesionou numa queda aparatosa na primeira corrida. Para lidar: 3 toiros de Rego Botelho (RB) e 3 toiros de Irmãos Toste (IT), média de 459kg.

Abriu praça João Salgueiro, mostrando ao que vinha. O cavaleiro de Valada do Ribatejo iniciou a lide com uma ferragem curta de boa nota, frente a um digno oponente que investia de pronto. Entendendo este nº454 de ferro RB, Salgueiro anda bem na brega, recorrendo ao galope a duas pistas fazendo-se chegar aos tendidos. Após um primeiro ferro curto de grande nível, opta pelo corredor dos tércios e crava mais três bandarilhas, encerrando assim uma lide boa lide. O segundo do seu lote trazia o nº82 e o ferro IT. Novamente o marialva entende o toiro e o público. Crava 3 ferros curtos aos quais se seguiram 4 ferros de bom nível. Apesar da quebra do toiro ao longo da lide, Salgueiro e o cavalo “Opus” souberam andar com ele. Anima a bancada e encerra com um ferro de palmo.

Para João Moura saiu o nº85 IT, voluntarioso empregando-se na investida. Iniciou a lide cravando 2 ferros compridos de forma correcta. No início do segundo momento da lide deixa um bom ferro curto após passagem em falso, que aliás foram uma constante ao longo da lide. Querendo agarrar o público, opta, nos restantes 4 ferros, por citar, esperar pela investida e cravar após cambiada. Toureou o público, esqueceu-se de tourear o toiro. A lide equestre não se resume à cravagem dos ferros, a brega e colocação também são necessárias! Frente ao seu segundo toiro, nº459 RB, esteve mais toureiro. Perante um oponente que por vezes fazia transparecer mansidão, João Moura foi palmilhando através das dificuldades e deixou 5 bons ferros neste “Helado”. Lide regular a encerrar a sua passagem pela Feira de São João.

O infortúnio sofrido pelo jovem cavaleiro da Torrinha trouxe novamente à arena Rui Lopes. Cravou 2 ferros compridos de bom nível ao nº83 IT. Para a cravagem dos curtos, troca de montada, no entanto parece desde início não se entender bem com o vistoso “Capuccino”. Crava 3 ferros, de forma pouco ortodoxa, num toiro que tinha uma saída tardia e parecia procurar as tábuas. Acertadamente opta por ir buscar o “Açúcar” e assim adoça o final da lide com dois ferros curtos de muito bom nível. Nota positiva para o carinho transmitido pelos presentes ao cavaleiro da terra. O seu segundo, e último da tarde, tinha o nº468 e vinha da casa de RB, era codicioso na investida, pena ter quebrado no fim da lide. O terceirense, menos ansioso e mais confiante, iniciou a lide cravando dois compridos e entusiasmando o público. Andou bem na brega e com 5 ferros curtos, dos quais se destaca o último, recria-se e agarra a oportunidade de brilhar perante as suas gentes.

A primeira pega foi consumada ao 5º intento por João Pedro Ávila do GFATTT que teve dificuldades perante um toiro que não humilhava e tirava a cabeça. César Pires do GFARG pegou bem à barbela na 2ª tentativa que fez ao segundo da ordem. Álvaro Dentinho do GFATTT fechou-se de forma poderosa numa grande pega na cara do 3º toiro. Manuel Pires do GFARG, após não ter estado bem na 1ª tentativa ao 4º toiro, fecha-se bem à barbela. José Vicente do GFATTT sofre violento derrote no primeiro intento, vindo-se a fechar à segunda de forma vigorosa aguentando 3 derrotes. A finalizar, Alex Rocha do GFARG mostra vontade e fecha-se numa rija pega à córnea.

Prémio de Melhor lide para João Salgueiro, e Prémio de Melhor Pega para Álvaro Dentinho dos Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

A dirigir, sem problemas, esteve o Sr. José Valadão assessorado pelo Dr. Vielmino Ventura. Nota final para a banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio do Artistas e o seu solista que com grande nível abrilhantaram as lides.

Bruno Bettencourt

domingo, 22 de junho de 2008

Começou a Feira de São João de 2008

Emoção e susto marcaram aquela que foi a primeira Corrida da Feira de São João de 2008 no dia 21 de Junho. Poucos minutos depois das 18h30 iniciavam-se as cortesias na Monumental “Ilha Terceira”. Os mais de ¾ de casa assistiram às lides dos cavaleiros João Moura Jr., João Telles Jr. e Rui Lopes e do matador Javier Valverde. Para pegar o curro de 7 toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes, o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Javier Valverde recebeu o primeiro da ordem, nº211 de 445kg, com uma série de vistosas Verónicas seguidas de Chicuelinas. Após o segundo tércio, brinda ao público e desenha 2 boas séries de Derechazos. Explora o melhor lado do toiro e através de Naturais desenvolve uma lide agradável mas sem compromisso. Termina com algumas Manoletinas. Fica a sensação que mais e melhor podia ter sido feito com este bom exemplar de nome “Olhão”. No segundo do seu lote, nº201 500kg, limitou-se a uma curta série de Verónicas sem história. Com a muleta inicia uma série de Naturais templados. Apesar do matador salmantino procurar melhorar o pouco que havia feito na primeira lide, faltou-lhe toiro para que pudesse levar a sua avante. Este “Ofusco” revelou-se parco de forças e de investida tardia. Valverde terminou a lide com série de Derechazos.

João Moura recebeu o nº202 montando o “Sta. Bárbara” no qual crava dois bons ferros compridos. Após troca de montada, sai com o “Dinis” com o qual desenhou uma lide que foi crescendo. Crava 3 bons ferros curtos. Perante um toiro que não se fixava, Moura andou bem na brega procurando o interesse do oponente. Já com o “Mustaça” encerra com violino seguido de um “palmito” à meia volta. Com o 6º da tarde, o cavaleiro de Monforte andou mais discreto. Após a cravagem dos compridos, saca do cavalo “Horizonte” e com este deixa 2 ferros curto no morillho do toiro “Ojeda”, nº210, 445kg, exemplar que foi decrescendo ao longo da lide. Já com o “Dinis” crava um bom ferro curto. Após ter-lhe sido concedida autorização para a cravagem de mais 1 (um) ferro crava 3 (três!). Deixa um violino algo traseiro, ao qual se seguiram 2 ferros de palmo.

João Telles esteve bem diante do nº209 da Casa JAF. Frente a um toiro que se mostrou andarilho e distraído, cravou 2 compridos e com o “Ojeda” iniciou uma série 4 ferros curtos que depressa chegaram às bancadas do redondel angrense. Abre o quarteio na medida certa e consente a investida do toiro. Destaque para o primeiro ferro da série, ao estribo. Encerra com o seu violino rematado com ferro de palmo. Na lide do seu segundo toiro havia de chegar o momento de maior tensão da corrida. Montando o “Oriente” enfeitou o nº197 “Nylon” da divisa verde rubra com dói bons ferros compridos. O toiro foi dando boa réplica ao longo da lide, mostrando-se voluntarioso no momento da investida. No “Trocadilho” o cavaleiro da Torrinha cravou três ferros de boa nota, numa lide esforçada. Quando se preparava para encerrar a lide com a égua “Tarouca”, e enquanto bregava, a montada escorrega dos membros anteriores caindo em cima de João Telles. O cavaleiro ficou inanimado após a queda aparatosa vindo apenas a recuperar os sentidos já na enfermaria da praça. Felizmente e tanto quanto foi possível apurar, tudo não passou de um valente susto.

O cavaleiro Rui Lopes apresentou-se pela primeira vez na Feira maior da sua terra. Com o “Pincel” recebeu e cravou os compridos no nº213 “Ortivo”. Acusa algum nervosismo no início da lide e sofre repetidos toques na montada. Após troca para o “Quarteio”, crava um bom ferro curto e mostra mais tranquilidade. O toiro foi-se demonstrando tardio e curto na investida ao longo da lide. O cavaleiro terceirense assim não o entendeu e recorreu a cambiadas que ao serem demasiado afastadas permitiram que os ferros fossem colocados a cilhas passadas. Com o cavalo “Açúcar” corrige a situação encerrando a lide com um bom ferro curto.

Tarde de emoção para os Amadores da Tertúlia T. Terceirense. Helénio Melo pegou à primeira o segundo da tarde, numa fechando-se com querer à córnea. Jorge Ortins em tarde de despedida emocionada, pega ao segundo intento numa boa pega. Mais um forcado que ficará na história do Grupo da Tertúlia. Leonardo Gonçalves fechou-se bem na cara do 5º, à segunda tentativa. Grande pega a de Marco Sousa ao 6º da ordem assim como a de Décio Dias ao último da corrida.

A dirigir a corrida esteve o Sr. Carlos João Ávila assessorado pelo Dr. Vielmino Ventura. Nota para a falta de uniformidade de critérios na atribuição de música durante as lides, simplesmente incompreensível.

Bruno Bettencourt
Galeria fotográfica
Corrida Mista - Feira de São João/2008

sexta-feira, 20 de junho de 2008

"Festa na Ilha" já nas bancas

O número 12 da revista Festa na Ilha, editada pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense, já se encontra disponível nas bancas. Trazendo como destaque a comemoração dos 35 anos do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, a revista contem nas suas páginas os mais variados artigos relacionados com a festa brava. Crónicas, artigos de opinião, entrevistas, memória fotográfica e muitos outros poderão ser vislumbrados na edição deste ano da revista da tauromaquia açoriana. Mais um número a não perder!

Angra num Abraço de Prata

Hoje, dia 20 de Junho, iniciam-se as festas Sanjoaninas em Angra do Heroísmo, sob o lema "Angra num Abraço de Prata". Os dez dias de festa que este ano celebram as bodas de prata da inclusão da zona histórica da cidade na lista de Património Mundial da UNESCO, prometem uma vez mais fazer vibrar todos aqueles que por estes dias se desloquem ao burgo angrense. Com este início, começa também a contagem decrescente para o início da Feira de São João de 2008, parte fundamental dos festejos dedicados a São João Baptista. Porque não é demais relembrar, estarão em cartaz: João Salgueiro, João Moura (filho). João Telles (filho), Rui Lopes, El Cid, Javier Valverde, Juan Bautista, Daniel Luque, Joselito Adame, Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Forcados Amadores do Ramo Grande, Toiros das ganadarias de Casa Agrícola José Albino Fernandes, Rego Botelho, Irmãos Toste e Santa Maria. O cartaz montado pela equipa chefiada por José do Couto é de grande qualidade, resta esperar que na arena as lides sejam reflexo das expectativas.
Bruno Bettencourt

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Ganadaria vencedora do Concurso de Ganadarias da Feira de São João - Sondagem


A maioria dos 54 participantes (46%) na sondagem que perguntava: “Que ganadaria receberá o prémio de melhor toiro no Concurso de Ganadarias da Feira de São João/2008?”, apostam na ganadaria terceirense de Rego Botelho como vencedora do troféu que irá estar em disputa.
De divisa azul e branca, a ganadaria Rego Botelho tem antiguidade de 21/06/1964. A sua proprietária é Maria Baldaya Câmara Rego Botelho M. e Cunha e o representante José Baldaya Câmara Rego Botelho. O efectivo pasta na Caldeira do Guilherme Moniz, freguesia da Conceição, Angra do Heroísmo. Procedendo inicialmente de exemplares de Castro Parreira e Dinis Fernandes conta actualmente com encaste proveniente dos ferros Simão Malta e Jandilla. Na edição de 2007 da Feira de S. João, esta mesma ganadaria arrecadou os prémios para “Melhor Apresentação” e “Bravura” através do exemplar de nº426 de nome “Fundador”, lidado por João Telles Jr.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More