About

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CONSULTA PÚBLICA: Festa Brava como património cultural de Angra do Heroísmo

Depois de ter sido apresentada e aprovada na Assembleia Municipal da autarquia angrense em Abril de 2009, a classificação da Festa Brava como património cultural concelhio entra agora na fase final para vigorar com o objectivo de reafirmar a festa tauromáquica terceirense.
Até dia 12 de Março, os documentos para consulta pública estão disponíveis na edilidade e após a recolha do parecer da tutela, aguarda-se o uso de mais este epíteto para projectar Angra.

O processo teve início em Abril de 2009 quando o grupo municipal do PS apresentou e fez aprovar na Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo a Festa Brava como Património Cultural Concelhio, ou seja, a sua classificação como um bem de interesse municipal.

Agora, o processo encontra-se em fase final, estando os documentos desta iniciativa em consulta pública até dia 12 de Março na edilidade angrense e aguardando o parecer da Direcção Regional da Cultura.

Segundo os promotores, trata-se de um título que quer reafirmar a cultura tauromáquica terceirense: “esta classificação será mais um factor de atractividade para o concelho e para a ilha”, disse Francisco Barros.

O socialista explicou que este epíteto poderá ser “um chamariz”, trazendo mais pessoas à ilha e à Festa Brava.

“É, acima de tudo, um factor de identidade da ilha Terceira”, explicou.

Na fundamentação desta classificação está o enraizado sentimento de atracção entre os terceirenses e a festa brava: “a Terceira e o concelho de Angra do Heroísmo têm vindo a afirmar-se como uma das mais aficionadas terras de Portugal com um povo que ama o toiro e faz da sua admiração um verdadeiro culto. Quer seja nas suas vertentes mais populares, quer seja na corrida de toiros, a tauromaquia é o espectáculo cultural mais rico que se conhece porque encerra em si mesmo estética, expressão plástica, movimento, cor, rito, representação cénica, ética, respeito, galhardia, valor, emoção!”.


Perpetuar paixão pelo toiro

“Neste contexto”, refere a argumentação da iniciativa, “faz todo o sentido que o município de Angra do Heroísmo declare solenemente como património cultural concelhio a Festa Brava nas suas diversas manifestações, com a convicção de que tal classificação é de todo merecedora pois perpetuará a paixão pelo toiro e pela nossa festa mais amada, a tauromaquia!”.

Os promotores recomendam que “todas as entidades públicas e privadas assim o entendam e contribuam para a sua manutenção e projecção”.

“A Festa Brava é uma das mais ancestrais culturas dos Açores e a sua introdução ou origem perde-se na memória dos tempos. A vivência cosmopolita a terra e a posição geográfica das nossas ilhas fizeram a que aqui confluíssem saberes e experiências, naquilo que representa uma manifestação cultural grandiosa que, graças à sua inequívoca transcendência histórica, cultural, filosófica, turística, económica, política e social é uma realidade local e até mesmo regional, espelho de vivências nacionais e internacionais, mais concretamente europeias e latino-americanas”.

Segundo informações fornecidas pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, depois da classificação de interesse municipal, a autarquia notifica o departamento do Governo Regional com competência na área da Cultura para efeitos de registo e inscrição no respectivo inventário desta classificação.

A deliberação da Assembleia Municipal tem como enquadramento legal a Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e o Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, de 6 de Abril.

Humberta Augusto in A União

domingo, 31 de janeiro de 2010

Ramo Grande volta a brilhar em Atarfe

Realizou-se, nesta tarde de 31 de Janeiro, a final do IV Certamen del Rejoneo de Atarfe. Em praça estiveram presentes, a cavalo, José António Mancebo, Francisco Palha e Juan Manuel Cordero. As pegas estiveram a cargo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande e Amadores de Redondo. Em disputa estava o troféu "Rojão de Ouro" para melhor cavaleiro/rejoneador, frente a toiros de Los Millares.

Diante de uma praça cheia, Francisco Palha sagrou-se vencedor deste IV Certamen, tendo desenhado lides de bom nível artístico (duas orelhas no seu primeiro e uma orelha no segundo), frente a dois toiros que apresentaram muitas dificuldades de lide. Com maestria, Palha foi pondo nos toiros a bravura que lhes faltava. O marialva recriou-se com sortes frontais escolhendo sempre os terrenos mais adequados, demonstrando assim o poder do toureio à portuguesa. No final, além do ambicionado "Rojão de Ouro", recebeu a não menos ambicionada poldra "Alhambra" filha do célebre "Trincherazo". Esta exemplar, com ferro de Diego Ventura, foi oferecida pelo próprio Rejoneador luso-espanhol, que alliás havia vibrado imenso durante as duas lides do Cavaleiro português.

Os rapazes do Ramo Grande estiveram uma vez mais em evidência, confirmando-se como triunfadores da edição deste ano do Certamen del Rejoneo. André Parreira fechou-se à 1ª tentativa numa rija pega ao segundo toiro da tarde. Na cara do quarto toiro, igualmente à 1ª tentativa, César Pires fechou-se de forma poderosa com a garra que lhe é característica. Manuel Pires após ter sofrido duro derrote na 1ª tentativa, fecha-se à segunda sendo muito bem ajudado pelo grupo.

Bruno Bettencourt

Foto do mês - Janeiro/Fevereiro de 2010

Tourada dos Estudantes, Carnaval de 1971, Praça de Toiros de S. João, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira

Ramo Grande hoje em Atarfe

Hoje, dia 31 de Janeiro, pelas 16h00 (hora dos Açores), o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande irá estar presente na final do IV Certamen de Rejoneo de Atarfe.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Michelito nas Sanjoaninas

Segundo foi possível apurar através da audição da gravação do programa "Aficion Atlântica", da responsabilidade de Mário Rodrigues, o bezerrista Michelito Lagravere estará presente na arena da Praça de Toiros "Ilha Terceira" no dia 22 de Junho, na tradicional "Tourada das Crianças".
Toureando ao lado do cavaleiro terceirense João Pamplona (filho), o jovem mexicano irá mostrar a sua arte, após a sequência de proibições e providências cautelares impostas aquando da tentativa de apresentação em território nacional, na temporada passada.

Foto: D.R.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Tenta da Tourada dos Estudantes

No próximo Sábado, dia 30 de Janeiro, pelas 13h00, realizar-se-á a tradicional Tenta da Tourada dos Estudantes. Como é hábito, o evento irá realizar-se no tentadero da Ganadaria Rego Botelho no Cabrito. A tenta é como sempre o aperitivo para a Tradicional Tourada dos Estudantes.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More