About

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Comunicado Institucional - Tertúlia Tauromáquica Terceirense

A busca da verdade é naturalmente legítima, assim como é perfeitamente defensável e exigível a total transparência dos processos, especialmente quando se tratam de matérias sobre recursos e fins públicos.
A Tertúlia Tauromáquica Terceirense comunga e corrobora estas preocupações, como é evidente. Todavia, apraz-nos contribuir para o esclarecimento da população em geral, porque embora não tenhamos qualquer responsabilidade no assunto, somos uma associação cultural cujos fins estatutários prevêem a promoção e a defesa da Tauromaquia.

É nossa opinião que as notícias saídas a público nos últimos tempos sobre as Sanjoaninas e a sua Feira Taurina – naturalmente a parte que mais nos preocupa – estão a ganhar contornos desenfreados, sem critério, com algum sensacionalismo até.

A descriminação aleatória de valores de cachets incorre numa tremenda falta de bom senso, e até de honestidade intelectual, na medida em que se misturam, sem qualquer lógica, honorários referentes a artistas que actuam em espectáculos cujo acesso é cobrado, com outros que actuam em eventos de entrada gratuita. Como bem sabem, os espectáculos taurinos são pagos, têm portanto receita própria, pelo que será no mínimo incorrecto este tipo de comparação desprovida de rigor.

De resto, os cachets de um determinado ano são discutíveis e dependem da negociação efectuada e nunca serão o espelho de toda a Tauromaquia em geral, nem de todos os agentes.

A Feira de São João é centenária e a Tauromaquia é, incontornavelmente, o pilar cultural das Sanjoaninas, pelo que é inaceitável esta forma de veicular informação que pode induzir as pessoas em erro.

Pela mesma verdade e pelo mesmo rigor que subscrevemos no início deste comunicado.

Tertúlia Tauromáquica Terceirense

Corrida de Inauguração da Temporada, na RTP

O Canal 1 da RTP transmite hoje em directo, pelas 21h00 (hora dos Açores), a Corrida de "Inauguração oficial da Temporada 2010" do Campo Pequeno.
Estarão presentes, na lide equestre, os cavaleiros António Telles e João Salgueiro e o rejoneador Leonardo Hernandez.
Esta será uma noite marcante para o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa que, pegando a solo, assistirão à despedida do cabo José Luís Gomes que passará a jaqueta a seu filho Pedro Maria Gomes.
O curro será composto por seis toiros com ferro da Herdade de Pégoras.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

III Festival Luís Fagundes

Tiago Pamplona, Alexandre Gomes e Marcelo Mendes, são os nomes que compõem o cartaz do III Festival Luís Fagundes, organizado pelo Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande (GFARG). Apesar das dificuldades sentidas aquando da montagem do cartel, tal como foi referido pela organização, os nomes apresentados reúnem todas as condições para que se assista a um bom espectáculo. Tendo como base a juventude, estarão em praça 3 cavaleiros que cada vez mais se querem afirmar no panorama da cavalaria nacional.
Serão lidadas as divisas de Rego Botelho (3) e Ezequiel Rodrigues (3). As pegas ficam a cargo dos rapazes da jaqueta rubra do GFARG
A organização continua a manter o preço dos ingressos em 10 euros (geral) e entradas gratuitas para crianças até aos 10 anos, levando facilmente, desta forma, a Festa junto dos mais novos. A Monumental “Ilha Terceira” abrirá portas no dia 21 de Maio pelas 20h30.

Bruno Bettencourt

TOUROBRAVO na MEO

No próximo dia 9 de Abril será lançado o canal TOUROBRAVO; um novo canal Premium para todos os clientes da MEO Fibra, MEO e MEO Satélite. Será um canal para os verdadeiros aficionados da tauromaquia, onde passarão os melhores eventos taurinos da época de 2010. Será na posição 111, e poderá adquiri-lo através de 10 € por mês, ou 55 € a temporada integral, que se desenrolará de Abril a Outubro, num total de 86 Corridas de Toiros. Esta última opção estará disponível, apenas, para adesões até 31 de Maio.

Calendário de Eventos da Temporada 2010:

- Feira de Abril (Sevilha) - 9 a 25 de Abril

- Feira de San Isidro (Madrid) - 6 a 29 de Maio

- Corrida de Rejoneio (Madrid) - 30 de Maio

- Feira de Aniversário (Madrid) - 31 de Maio a 6 de Junho

- Cermate de Novilhadas Nocturnas de Madrid - 4, 11, 18, 25 de Julho e 1 de Agosto

- Feira de Bilbao - 21 a 29 de Agosto

- Feira de S. Miguel (Sevilha) - 24 a 26 de Setembro

- Feira de Outono (Madrid)

domingo, 28 de março de 2010

A TTT recebeu o prémio atribuído em Espanha

A Tertúlia Tauromáquica Terceirense recebeu, em Madrid, o prémio que foi atribuído pela Asociación Taurina Parlamentaria do Senado de Espanha. Recorde-se que este prémio distingue entidades e personalidades que se destaquem na defesa e fomento da tauromaquia. A referida associação, que reúne deputados e eurodeputados espanhóis, reconheceu a TTT por todo o trabalho desenvolvido em prol da festa brava, tendo-se destacado desde logo a realização do Fórum Internacional da Cultura Taurina.
Os prémios distinguiram igualmente o escultor Venancio Blanco, a Fundação José Tomás, a estação de televisão Castilla La Mancha e o embaixador francês em Espanha Bruno Delaye.

Aqui ficam as declarações do presidente da TTT, Arlindo Teles:

9º Congresso Mundial de Ganaderos, na ilha Terceira

Um ano após a realização do Fórum Mundial de Cultura Taurina na ilha Terceira, surge agora a confirmação da realização do 9º Congresso Mundial de Ganaderos na referida ilha, no próximo mês de Outubro.
A organização do evento será repartida entre a Tertúlia Tauromáquica Terceirense (TTT) e a Associação Regional dos Criadores da Tourada à Corda, contando reunir cerca de 300 pessoas provenientes dos oito países taurinos do mundo.
Em declarações ao jornal local, a União, o presidente da TTT, Arlindo Teles afirmou que neste congresso pretende-se discutir o toiro do ponto de vista científico “Da genética à psicologia, o toiro é dos animais mais estudados e esse conhecimento está em constante evolução”, na ocasião declarou ainda que “ Vamos mostrar a nossa realidade, as nossas ganadarias e tudo o mais que se possa promover dos Açores, como o golfe, a gastronomia, a nossa cultura no geral”.
Para Arlindo Teles, a atribuição do congresso marca o reconhecimento internacional pelo trabalho feito, não apenas pela TTT, mas de outras instituições ligadas ao mundo dos toiros na lha Terceira: “ A tauromaquia terceirense têm vindo a afirmar-se pelo grande nível intelectual de pensamento e discussão que temos promovido sobre o fenómeno da festa brava”, refere, “ e esse trabalho tem ganho pontos a nível internacional”.
Para além do congresso em Outubro, a TTT está já a preparar a 2ª edição do Fórum Mundial da Cultura Taurina, que deverá acontecer em 2011.
Esta será sem dúvida mais uma ocasião através da qual, os Açores e em especial a ilha Terceira, se afirmarão como um dos principais pontos nacionais e mundiais onde a promoção e a defesa da Festa Brava são reforçadas.

Fonte: A União

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More