About

sexta-feira, 22 de abril de 2011

No Campo Pequeno, Corrida de Toiros em tons açorianos

Publicado a 22 de Abril de 2011

A Monumental do Campo Pequeno, em Lisboa, vai acolher a Corrida de Toiros Vidas/CM, a propósito do quinto aniversário da sua reinauguração, em tons açorianos, no próximo dia 19 de Maio, com a presença de um curro completo da ganadaria Rego Botelho, do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e da banda Filarmónica Recreio Serretense.
Para assinalar a data será lançado um selo postal cuja emissão é da responsabilidade do Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo.
Ao todo o espectáculo irá reunir centenas de aficionados provenientes não só da ilha Terceira mas também de São Miguel e Graciosa, bem como de outros pontos do país.

É uma aspiração antiga. As palavras são de José Baldaya, da ganadaria Rego Botelho (RB), e surgem a pouco menos de um mês de a Monumental do Campo Pequeno, em Lisboa, acolher uma Corrida de Toiros marcada pela estreia de um curro completo da divisa azul e branca.

Terá lugar no dia 19 de Maio, pelas 22h00, e, segundo o ganadeiro terceirense, o espectáculo representa um “marco histórico” nos anais da RB.

“Esse dia no Campo Pequeno é especial e, sem dúvida, ficará para a história”, sublinha, em declarações ao nosso jornal, adiantando que ao todo são sete toiros dos quais quatro serão lidados a pé e três a cavalo sendo as figuras de cartel Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol, Antonio Ferrera e Alejandro Talavante.

“As expectativas são boas. Esperamos que a Corrida seja um êxito”, considera.

Neste sentido, José Baldaya diz que está previsto a afluência de público não só de residentes na capital e em outros pontos do país mas sobretudo de aficionados provenientes de várias ilhas dos Açores nomeadamente de Terceira, São Miguel e Graciosa.

Os toiros RB – Ganadaria fundada em 1953, através da aquisição de reses de Castro Parreira –, que serão lidados na Monumental do Campo Pequeno, há algum tempo que se encontram a pastar em terras continentais, mais propriamente na Herdade do Zambujeiro, em Évora.

É de recordar que o toiro que possibilitou ao matador espanhol ‘El Juli’ um triunfo redondo na Feira de São João 2009 ostentava o ferro desta ganadaria.

“Maior responsabilidade”
Já o Cabo dos Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (FATTT), Adalberto Belerique, salienta o sentimento de responsabilidade do grupo em dose redobrada.

“São toiros maiores e com mais peso. Vai exigir ainda mais de nós”, explica em comparação com as Corridas na Monumental Praça da Toiros da ilha Terceira.

Na arena do Campo Pequeno irão pegar duas dezenas de forcados, e, diz, apesar de já conhecerem o território no âmbito de espectáculos anteriores, o momento adivinha-se “muito especial” na “mais importante Praça do País”.

“É um acontecimento importante para todos os açorianos. E estou convencido que os continentais vão perceber ainda mais a importância da ganadaria RB no contexto geral”, considera.

Não menos importante, considera ainda Adalberto Belerique, é a dinâmica que o evento está a gerar na ilha Terceira sendo certo, remata, que a união de todos os presentes no Campo Pequeno, no dia 19 de Maio, motivará o sentimento de “estar em casa” junto da comunidade taurina.

“Sonho tornado realidade”
A abrilhantar o espectáculo taurino no Campo Pequeno estará a banda Filarmónica Recreio Serretense, a mais antiga da ilha Terceira, fundada em 1873, que levará na bagagem um repertório repleto de ‘pasodobles’.

Segundo João Marcelino, presidente do grupo, trata-se de um oportunidade única quer para a banda quer para cada um dos músicos “pois poderá nunca mais repetir-se”.

“Ficará na história da nossa filarmónica. Para nós é emocionante. Há anos que tocamos nas Corridas da Praça de Toiros da Terceira, por ocasião das Sanjoaninas, e, às vezes, comentávamos entre nós que haveríamos de actuar no Campo Pequeno”, diz.

João Marcelino realça a amabilidade da Banda do Samouco em acolher o grupo terceirense que se fará representar por 40 elementos.

“As expectativas são muito boas”, conclui.


Selo Postal
Entretanto, o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo (NFAH), em parceria com a Casa Rego Botelho, lançaram um selo postal e um sobrescrito a assinalar a estreia da Ganadaria na arena do Campo Pequeno.

O nosso jornal tentou contactar o responsável pelo NFAH, António Armindo Couto, mas até ao fecho da nossa edição não foi possível.

Bilhetes em Angra
Os bilhetes para a Corrida de Toiros Vidas/CM 5º Aniversário Reinauguração do Campo Pequeno, em Lisboa, encontram-se à venda na Delegação Turismo da Ilha Terceira, sita à Rua Direita, 74.

O espectáculo decorrerá no dia 19 de Maio, pelas 22H00.


Sónia Bettencourt in A União
Foto: D.R.

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More