About

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Forcados do Ramo Grande vão ao Campo Pequeno

Em vésperas da deslocação dos homens do Ramo Grande ao Campo Pequeno resolvemos ouvir umas palavras do Cabo do grupo Filipe Pires.

Festa do Forcado: Que pensas desta forma de homenagear a cultura portuguesa?
Eu penso que é uma forma bonita de homenagear a figura do forcado, figura impar da cultura portuguesa. É um dia de exaltação para aqueles que são os verdadeiros "Românticos da Festa". Numa festa que junta todos os grupos pertencentes á Associação Nacional de Grupos de Forcados, onde é possível ter noção da grandeza e importância dos grupos de forcados na festa dos toiros. Tem uma estrutura de concurso em eliminatórias que distingue a melhor parelha de cernelheiros, que é um grande atractivo com grandes momentos de emoção e valentia e depois também as demonstrações de pegas e os veteranos que causam sempre grande entusiasmo ao público presente.

Quando te apercebes que efetivamente tinham possibilidades de vencer o V torneio de cernelhas? O que sentiste?
Nós fomos apenas com o intuito de participar e tentar dar o nosso melhor, uma vez que cá não se pratica pegas de cernelha e não é fácil arranjar gado para poder-mos treinar tal sorte fomos mesmo sem treinar.
Quando vi que só estavam já só quatro em competição foi o momento que vi que estávamos quase a conseguir um grande feito. Depois foi uma grande emoção quando nos apercebemos da realidade que tínhamos alcançado.

É a estreia do Grupo na primeira praça do País; como vai a moral do grupo com vista a este importante espetáculo?
A moral do grupo está elevada, era um dos nossos objectivos e consegui-lo assim por mérito próprio, ainda soube melhor. O grupo está motivado e consciente da responsabilidade que acarreta pegar na primeira praça do país.

Quais as expectativas para a vossa corrida em Lisboa?
As expectativas são enormes, queremos estar á altura de tamanha responsabilidade. Vamos dar o nosso melhor para que resulte numa boa noite de pegas e que fique uma boa imagem da raça e valor do forcado terceirense e da Ilha Terceira.

Que opinas sobre o cartel em que estão inseridos?
É um cartel que dispensa apresentações pois é composto por figuras bem conhecidas do público assim como a ganadaria, penso que tem tudo para ser mais uma grande noite de toiros.

Será mais uma noite terceirense em Lisboa. Já se fala em muitos terceirenses em Lisboa para assistir à corrida?
Sim alguns, é frequente vermos os terceirenses nas diversas praças por onde passam as pessoas da terra e no campo pequeno vai ser igual com grande numero de terceirenses a demonstrar o porque somos a ilha dos bravos.

Que pensas do cartaz taurino das sanjoaninas 2012?
Acho que este ano mais uma vez temos um bom cartaz com figuras de topo do toureio mundial. Penso que as corridas estão bem montadas, todas elas com diferentes atractivos tanto no toureio a pé como no a cavalo ou mesmo nos forcados. É pena haver menos uma corrida, mas é compreensível os tempos estão complicados e só espero que o público adira pois só assim é possível continuarmos a ter cartéis com qualidade na terceira.

Que outras corridas ou deslocações tem o grupo do Ramo Grande previstas?
Temos uma deslocação aos E.U.A. , para participar na corrida das festas de Turlock a 4 Junho e depois à Graciosa em Agosto, por enquanto é o que está certo mas acho que poderá haver mais qualquer coisa mas ainda não há nada confirmado

Ficam a vossa disposição estas linhas para mensagem final!
O G.F.A.R.G. é um grupo recente mas que tem tido uma evolução gradual ao longo dos últimos anos, conseguindo época após época dar passos importantes e marcantes para o grupo e para a toda a Ilha Terceira. Esperamos que esta seja mais uma boa época cheia de grandes momentos e emoções e que consigamos levar bem alto o nome do Ramo Grande e da Terceira pelas diversas praças mas também fora delas por onde formos passando. Obrigado a todos que nos apoiam e contem connosco para mais um ano de pegas...

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More