About

terça-feira, 30 de julho de 2019

Corrida das Festas da Praia 2019


sexta-feira, 12 de julho de 2019

As pegas dos Amadores da Tertúlia e do Ramo Grande

Aqui ficam, com o devido crédito, as fotos das pegas realizadas pelos dois grupos da ilha Terceira, na Corrida de ontem no Campo Pequeno. As legendas são de Miguel Alvarenga. A informação foi obtida através do Farpas Blogue.

Francisco Matos (G.F.A. Tertúlia Tauromáquica Terceirense) - Primeiro toiro







A primeira pega da noite esteve ontem a cargo do valente Francisco Matos dos Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Pega de grande emoção pela violência com que o toiro investiu, com o forcado e o grupo a aguentarem barbaridades sem nunca desarmar e também com uma oportuna ajuda do eficiente bandarilheiro da quadrilha de Tiago Pamplona.


César Pires (G.F.A. Ramo Grande) - Segundo toiro





Perfeita, dura e emotiva a segunda pega da noite, na primeira intervenção do grupo terceirense do Ramo Grande, executada por César Pires, um forcado de méritos consagrados, primo do cabo Manuel Pires. Muito bem no cite e a recuar, fechou-se com galhardia e decisão, o primeiro ajuda esteve brilhante e eficaz e o grupo ajudou em peso e com coesão. Uma grande pega. O forcado deu aplaudida volta à arena com Ana Batista e a ganadera Raquel de Carvalho.


Luís Sousa (G.F.A.Tertúlia Tauromáquica Terceirense) - Quarto toiro





A quarta pega da noite, segunda do Grupo da Tertúlia Terceirense, esteve a cargo de Luis Sousa e foi mais uma pega a todos os títulos brilhante pela forma como ele esteve, como citou, como recuou mandando e como se fechou, com os companheiros a ajudarem na perfeição.


Manuel Pires (G.F.A. Ramo Grande) - Quinto toiro










Manuel Pires é um dos maiores forcados do momento. Já lhe vimos pegas espectaculares nos Açores e no ano passado em Vila Franca, onde ganhou o prémio da melhor pega da Feira de Outubro. Ontem no Campo Pequeno voltou a estar enorme e fez um pegão que foi muito justamente premiado como o melhor da noite, levando para a Praia da Vitória o troféu deste Concurso de Pegas com toda a justiça e todo o merecimento. Manuel esteve bonito, sereno e garboso a citar, recuou toureando e mandando na investida do toiro, fechou-se com braços de ferro, aguentou a fortíssima investida e o derrote para baixo e depois o grupo esteve grande a ajudar. Deu aplaudida volta à arena com Miguel Moura e ainda exigiram a sua presença no centro da arena para uma última e calorosa ovação de reconhecimento pela grande pega que executou e brindou a seu primo Filipe Pires, seu antecessor no comando do grupo, de que fora cabo fundador.

Fotos: Maria João Mil-Homens e Frederico Henriques
Legendas: Miguel Alvarenga
Fonte: Farpas Blogue

Fotos da Corrida de Homenagem aos Açores












Fotos: Francisco Henriques/Campo Pequeno

Ecos da Corrida de Homenagem aos Açores


Ontem, dia 11 de Julho de 2019 a Praça de Toiros do Campo Pequeno recebeu a denominada "Corrida Concurso de Pegas de Homenagem à Região Autónoma dos Açores". Os Açores e a ilha Terceira, em particular, estiveram muito bem representados pelo Cavaleiro Tiago Pamplona, que confirmou a alternativa e também pelos Grupos de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande, que a par dos Amadores de Beja, disputaram o prémio para melhor pega. Abrilhantou a corrida, a Banda da Sociedade Filarmónica Rainha Santa Isabel das Doze Ribeiras.

Em praça estiveram ainda os Cavaleiros Ana Batista, Filipe Gonçalves, Manuel Telles Bastos, Miguel Moura e João Salgueiro da Costa. Foram lidados toiros de Eng. Jorge Carvalho, cuja ganadaria celebra 50 anos e se estreou com um curro na praça de Lisboa.

Antes das cortesias, desfilou a Marcha dos Veteranos com o tema "Cavaleiros da Terceira". 

O prémio para melhor pega foi ganho por Manuel Pires, cabo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande.

Aqui se transcreve o que foi dito, sobre os artistas açorianos, pelos orgãos de comunicação da especialidade (em actualização ao longo do dia):

Toureio.com (Hugo Calado)
"[...] Foi uma Triunfal confirmação de alternativa de Tiago Pamplona, uma lide correta e isenta de falhas brindada a Marcos Bastinhas, para um Cavaleiro pouco placeado, actuação fortemente aplaudida pelo público que preenchia três quartos das bancadas da praça Lisboeta, com enorme presença de público Açoreano. Foi premiado com volta que deu acompanhado do forcado Francisco Matos da Tertúlia Tauromaquica Terceirense que executou a primeira pega da noite à primeira tentativa.[...]
César Pires dos Amadores do Ramo Grande que executou uma grande pega ao primeiro intento.[...]
Luís Sousa dos forcados da Tertúlia Tauromaquica Terceirense fechou-se com galhardia à primeira tentativa.[...]
Manuel Pires cabo dos forcados do Ramo Grande executou uma grande pega ao primeiro intento, foi premiado com volta com petição de segunda tendo agradecido nos médios, resultando também esta pega na vencedora do prémio em disputa.[...]
Todas as lides foram abrilhantadas por música primorosamente executada pela Filarmónica Açoreana das Doze Ribeiras da Ilha Terceira.[...]"

Mundotoro.com (Francisco Morgado)
"[...] Como es preceptivo en las confirmaciones de alternativa, Tiago Pamplona abrió el festejo , en una ceremonia hecha por Ana Batista con el testimonio de todos los demás artistas. Su enemigo salió noble y suave, permitiéndole desarrollar su toreo templado y clásico, tomando distancias en las ciudades para atacar siempre de frente, quebrando en el pitón de salida con torería. Tiago Pamplona llegó preparado y con poso hasta este momento, pisando el mismo escenario que su padre, cuando aquí también apareció en 1983. Una noche feliz, soñada y merecida por este profesional que supera todos los inconvenientes de la insularidad, con entrega y afición.[...]
Actuaron además, tres grupos de forcados, dos de ellos de la Isla Terceira. El grupo Tertulia Tauromáquica Terceirense fue cohesivo y eficaz en sus intervenciones, dejó constancia de su voluntad, en dos pegas bien hechas. Los Forcados de Ramo Grande fueron los principales protagonistas de una gran pega de su comandante, Manuel Pires, quien realizó una intervención técnicamente perfecta, pero de difícil ejecución.[...]"

Farpas Blogue (Miguel Alvarenga)
"Manuel Pires, cabo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande (da Praia da Vitória, Ilha Terceira) ganhou com todo o merecimento e justiça o Concurso de Pegas de ontem à noite no Campo Pequeno, pela poderosa, técnica e perfeita pega que fez ao quinto toiro da corrida em que se prestou homenagem à aficion açoreana.
Os três grupos - Tertúlia Terceirense, Ramo Grande e Beja - tiveram uma noite de triunfo com seis pegas à primeira aos exigentes e sérios toiros do Engº Jorge de Carvalho. O júri que decidiu por unanimidade [...] distinguir a pega de Manuel Pires como a melhor da noite era composto por quem sabe da arte: José Fernando Potier, José Luis Gomes e Tiago Prestes, a direcção da Associação Nacional de Grupos de Forcados.
E nós reafirmamos aquilo que aqui temos escrito várias vezes: Manuel Pires é um dos maiores forcados da actualidade."

"Três grandes grupos de forcados - Tertúlia Terceirense, Ramo Grande e Beja - e seis magníficas pegas todas elas à primeira, frente a toiros sérios, exigentes e duros da ganadaria do Engº Jorge de Carvalho, marcaram ontem o Concurso de Ganadarias do Campo Pequeno na noite em que se prestou justíssima homenagem à afición dos Açores, com muitos aficionados das ilhas e sobretudo da Terceira nas bancadas. Manuel Pires, cabo dos Amadores do Ramo Grande, forcado de eleição, um dos maiores do momento, ganhou, como já referimos, o prémio que estava em disputa, pela grande pega que fez ao quinto toiro da noite.

A primeira pega da noite esteve ontem a cargo do valente Francisco Matos dos Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Pega de grande emoção pela violência com que o toiro investiu, com o forcado e o grupo a aguentarem barbaridades sem nunca desarmar e também com uma oportuna ajuda do eficiente bandarilheiro da quadrilha de Tiago Pamplona [...].

Perfeita, dura e emotiva a segunda pega da noite, na primeira intervenção do grupo terceirense do Ramo Grande, executada por César Pires, um forcado de méritos consagrados, primo do cabo Manuel Pires. Muito bem no cite e a recuar, fechou-se com galhardia e decisão, o primeiro ajuda esteve brilhante e eficaz e o grupo ajudou em peso e com coesão. Uma grande pega. O forcado deu aplaudida volta à arena com Ana Batista e a ganadera Raquel de Carvalho.

A quarta pega da noite, segunda do Grupo da Tertúlia Terceirense, esteve a cargo de Luis Sousa e foi mais uma pega a todos os títulos brilhante pela forma como ele esteve, como citou, como recuou mandando e como se fechou, com os companheiros a ajudarem na perfeição.

Manuel Pires é um dos maiores forcados do momento. Já lhe vimos pegas espectaculares nos Açores e no ano passado em Vila Franca, onde ganhou o prémio da melhor pega da Feira de Outubro. Ontem no Campo Pequeno voltou a estar enorme e fez um pegão que foi muito justamente premiado como o melhor da noite, levando para a Praia da Vitória o troféu deste Concurso de Pegas com toda a justiça e todo o merecimento. Manuel esteve bonito, sereno e garboso a citar, recuou toureando e mandando na investida do toiro, fechou-se com braços de ferro, aguentou a fortíssima investida e o derrote para baixo e depois o grupo esteve grande a ajudar. Deu aplaudida volta à arena com Miguel Moura e ainda exigiram a sua presença no centro da arena para uma última e calorosa ovação de reconhecimento pela grande pega que executou e brindou a seu primo Filipe Pires, seu antecessor no comando do grupo, de que fora cabo fundador."

Tauronews (Bernardo Salgueiro Patinhas)
"[...]Aportaram nas águas calmas de Lisboa as Gentes dos Açores para celebrar as suas Ilhas, a sua afición e a Tauromaquia, meia casa foi a lotação do Campo Pequeno, preenchida com muitos insulares que vieram homenagear o seu Arquipélago. Em ambiente de festa desfilou uma marcha popular do exterior para o interior dando o mote a uma noite entretida e de justíssima homenagem continental a um arquipélago e uma Ilha em particular, a Terceira, que pode ser a região com maior atividade tauromáquica do Mundo e sem dúvida o sitio com mais aficionados por m2. [...]
Por confirmar alternativa, abriu a noite o Cavaleiro Insular Tiago Pamplona, com honras de amadrinhamento de Ana Batista.
Tocou-lhe o touro mais colaborador, galopando por trás e investindo sem se emparelhar, fixo no cavalo, investia pior nos capotes, rebrincado e violento, pondo as mãos por diante, mas veio de menos a mais, melhorando e corrigindo as investidas e no cavalo foi sempre constante, voluntário e com investidas a direito e transmissão.
Boa lide, com muito recetividade nas bancadas, ferros distintos, cavalos bem postos e um toureio assentado e merecedor de mais oportunidades.[...]

Noite de seis pegas efetuadas à primeira tentativa, com prestações coletivas muito sólidas o que poderia ter dificultado a vida ao Júri, Direção da ANGF, Senhores José Luís Gomes, José Fernando Potier e Tiago Prestes. Não existem pegas iguais, mas podemos dizer que foi uma noite muito homogénea também neste setor, quer pelo comportamento dos touros, todos colocados na querença natural, contrários aos curros, cinco com saídas prontas, pelo caminho entrando pelos grupos e sem protestar, apenas o quinto se pegou mais ao chão, mais tardo e obrigou o forcado a pisar a sua jurisdição, após reunião foi também o que protestou com o forcado na cara.

Pegaram pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense Francisco Matos, o primeiro e Luís Sousa, o quarto, pelo Ramo Grande, César Pires e Manuel Pires, este o justo vencedor do troféu em disputa na pega do quinto, pelas especificidades que mostrámos em cima, teve que pisar terrenos de compromisso, mandar mais na investida do touro e trazê-lo para dentro do grupo, para além de ter feito tudo isto bem, ainda se trancou sem benevolências. [...]

Todos os forcados citaram com tranquilidade e sem alardes ou precipitações, dando tempo aos touros, ao público e à própria pega, sem excessos. Os grupos ajudaram bem, havendo uma ou outra abertura sem consequências, os touros vieram todos para dentro dos grupos, e as seis pegas à primeira igualmente bem rematadas, até com alguma ousadia, pelos respetivos rabejadores. Volta para todos, acompanhados dos cavaleiros e chamada aos médios a Manel Pires.[...]"

Foto: D.R.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Peso dos toiros para hoje no Campo Pequeno

Já é conhecido o peso dos toiros da Ganadaria do Eng. Jorge de Carvalho que foram aprovados para a "corrida açoriana" que hoje se realiza no Campo Pequeno.











Toiros do Eng. Jorge de Carvalho para hoje no Campo Pequeno







Em declarações ao blogue "Farpas Blogue", o ganadero caracterizou estes exemplares da seguinte forma:
"Estes toiros são filhos de três sementais: o 88, o 156 e o 214. O 88 foi lidado pelo Rui Salvador, no Cartaxo em 2013. Foi um toiro que respondia aos cites com alegria e carregava após os ferros. Tem 75% de sangue Oliveira e Irmãos e 25% de sangue Charrua. O 156 ganhou o concurso de ganadarias de 6 de Outubro de 2013, nas Caldas da Rainha. É filho de uma vaca de ferro Simão Malta e do “Douradinho”, ferro Oliveira e Irmãos. O 214, de nome “Malhinhas”, foi lidado na Vidigueira, em Julho de 2007 e, ao ser tentado, resultou excelente na sorte de varas, vindo a dar óptimos descendentes.

Mas vejamos agora os seis toiros um por um, todos eles com o algarismo 5 na espádua, portanto, animais nascidos em 2015 e com 4 anos cumpridos. O 83, “Avestruz”, é filho do 156 e por parte da mãe herdou uma genética excelente; o 84, o “Costureiro I”, é filho do semental 88; o 86, o “Faisão”, é filho do semental 156; o 89, o “Costureiro II”, é filho do semental 88 e possui muito boa genética por parte da mãe; o 90, o ”Andorinho”, é filho do semental 214 e com excelente genética por parte da mãe (ferro Cabral Ascensão); e, finalmente, o 99, o “Rola”, com bom trapio e boa genética, filho do semental 88. Com base apenas na genética de cada um dos toiros em análise, diria que, estamos em presença de um curro de grande homogeneidade com cinco deles (83, 86, 89, 90 e 99) num patamar muito elevado."


Fotos: D.R./Campo Pequeno

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More