About

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Corrida Concurso de Ganadarias da Feira de S. João 2021 – notas breves


Voltou a Feira de S. João! A 24 de Junho é dia de Concurso de Ganadarias na Monumental “Ilha Terceira”. 
Assim ditava o cartaz: Tiago Pamplona, João Pamplona, Luis Rouxinol Jr., Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande, Rego Botelho (RB), Casa Agrícola José Albino Fernandes (JAF) e João Gaspar (JG), para a disputa dos prémios a concurso.

Tiago Pamplona viu a montada escorregar no início da lide do primeiro da ordem, nº46 de RB, deixando alguma apreensão após a queda, felizmente sem gravidade. O toiro carregava pouco nas sortes e foi-se ficando nos terrenos de tércios, pedindo que mexessem com ele e lhe pisassem os terrenos. O cavaleiro esteve correcto na lide. Frente ao quarto da ordem, nº 53 de JG, desenhou uma lide mais a gosto, frente a um toiro que não complicou em demasia.

João Pamplona teve pela frente o pior lote da corrida. O nº66 de JAF tinha alguma dificuldade em fixar-se, vindo a corrigir o comportamento ao longo da lide, mas sem conseguir romper. O cavaleiro andou esforçado, ainda que sem conseguir ligar-se de forma a poder sacar água daquele poço. O segundo do seu lote, nº43 de RB, não se entregou à luta, parando-se nas sortes e metendo a cara pela certa. O mais novo dos Pamplona foi desenhando a lide possível, mas com pouca transmissão.

Luís Rouxinol Jr. estreou-se em Angra do Heroísmo a procurar o triunfo desde cedo e para tal contribuiu o lote mais manejável da corrida. Frente ao nº68 de JAF mostrou ao que vinha. O toiro era colaborante e com uma investida pronta, mostrando codícia na reunião. Andou correcto nas sortes deixando uma boa antevisão para a sua segunda lide. O nº96 de JG com que fechou a corrida, prestou-se bem à contenda. O cavaleiro recebeu-o com um ferro a “porta gaiola”, entendeu-o e mexendo-lhe com os terrenos, foi trazendo ao de cima o que de bom o toiro tinha. Uma lide em crescendo a agarrar o triunfo e a chegar às bancadas.

Nas pegas foram solistas na cara, pelos Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense: Francisco Matos que resolveu à segunda com uma ajuda coesa, João Silva à primeira, de forma correcta e Bernardo Belerique à primeira, numa rija pega plena de querer e a levantar praça. Destaque para as intervenções fulcrais do 1º ajuda Fernando Ferreira “Mangueira”. Pelos Amadores do Ramo Grande abriu praça Carlos Silva de forma correcta e segura à primeira. A Tomás Sousa coube pegar o quarto toiro. O forcado esteve valente, mas faltaram as ajudas. Após três tentativas saiu maltratado, assim como dois companheiros de formação. O cabo Manuel Pires assumiu a responsabilidade e na dobra consumou a pega, saindo também ele lesionado no rosto. Fechou a corrida César Pires, à primeira, com a garra que lhe é conhecida.

O júri decidiu (e o júri é soberano):
- Melhor Lide: Luís Rouxinol Jr., pela lide ao 6º da ordem
- Melhor Pega: Bernardo Belerique - Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
- Melhor Grupo de Forcados: Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
- Melhor Apresentação: “Azulejo I”, nº 43, Rego Botelho, 5º da ordem
- Melhor Toiro: “Capelão”, nº 46, Rego Botelho, 1º da ordem

Nota pessoal: Concordando com a quase totalidade dos prémios atribuídos, o melhor toiro da corrida terá sido o “Lunarito”, nº68 da Casa Agrícola José Albino Fernandes.

Nota final: A terminar, realço o civismo com que a grande maioria (dizer totalidade poderia ser exagerado!) dos presentes respeitou as indicações e as regras impostas pela situação sanitária actual. Assim ganhamos todos!

Bruno Bettencourt

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More