About

domingo, 27 de junho de 2021

Espectáculo Misto da Feira de S. João 2021 – notas breves


Espectáculo Misto a encerrar a Feira de S. João 2021.

A cavalo, Luís Rouxinol Jr. lidou dois exemplares de João Gaspar (nº49 e nº45). O primeiro da ordem foi cumpridor e entregou-se à luta. O Cavaleiro esteve a bom nível, lidando de forma correcta. Na parte final, a montada escorrega e o conjunto sofre uma queda ficando à mercê do toiro. Momentos de alguma tensão que, felizmente, resultaram sem consequências para ambos. O segundo do seu lote foi o melhor toiro da feira. O toiro andou sempre metido na lide, fixo nas sortes e entregando-se com ímpeto. O de Pegões tirou partido do oponente e rubricou a lide triunfadora da feira. Abriu praça com um vibrante ferro “à porta gaiola” e foi crescendo com uma lide a gosto que chegou às bancadas. Fechou a presença nesta feira com um par de bandarilhas. No final, volta arena para o ganadero.

Róman toureou o nº150 da Casa Agricola José Albino Fernandes (JAF) que era nobre, mas veio a revelar pouca duração nas viagens. Destaque para a série de Chicuelinas e o quite de David Miranda por Tafalleras. Boa nota para o primeiro par de bandarilhas cravado por João Pedro Silva “Açoriano”. Na muleta a lide resultou agradável com bons momentos artísticos. O segundo do seu lote era de Rego Botelho (RB). O utrero nº76 andou desligado no início da lide. Nota para os lances por Verónicas do Matador que vestia de branco e prata, e para as Chicuelinas cingidas de Miranda. Com a Muleta e após conseguir fixar o oponente, lidou-o nos médios para agarrar o triunfo. Mostrou recursos e profundidade, baixando a mão a cada passagem por DerechazosToureando em redondo, explorou o melhor lado do Jabonero RB que foi crescendo em comportamento, mostrando nobreza, duração e distância de investida. Terá prolongado a contenda além do desejado, levando a que o oponente rachasse.

David Miranda teve um lote heterogéneo de comportamento. O nº74 RB tinha poucas condições de lide, perdendo vontade a cada passagem pela flanela do Matador. Uma lide sem grande interesse onde se destacou o par cravado pelo bandarilheiro Gonçalo Toste. O nº128 de JAF mostrou bons modos, humilhando até ao limite em investidas profundas e nobres. Novamente destaque para o bandarilheiro terceirense Gonçalo Toste. Jorge Silva viria a ser colhido, sem gravidade, durante o tércio de bandarilhas. Miranda arrimou-se com a Muleta e brindou os presentes com o temple do seu toureio, cada vez mais prolongado a cada passagem. Lide de entrega, baseada essencialmente na mão direita, a agradar a assistência. Arriscou e daí resultaram 3 momentos de apuro, sem consequências de maior.

Nas pegas estiveram a solo os Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Foram à cara Carlos Vieira e Alexandre Vieira. Resolveram à primeira tentativa, de forma correcta e sem dificuldades, sendo bem ajudados pelo grupo.

Nota final: Foi encontrada uma (feliz!) solução em relação à banda de música que abrilhantou os dois espectáculos. Designada por Banda Filarmónica da Feira de São João, a banda era composta por elementos de todas as bandas filarmónicas do concelho de Angra do Heroísmo. Estiveram em grande nível sob a regência do Maestro Durval Festa.

Bruno Bettencourt

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More