About

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Políticas de arena


Escrever sobre Tauromaquia começa a ser, nos dias que correm, quase um risco social. As posições estão de tal forma extremadas que ou se é contra ou se é a favor. Já não existe um saudável meio termo, que propicie a troca de opiniões e as apetecidas discussões. Preferencialmente sobre temas que nos interessem como, no caso dos terceirenses, este que hoje foco.

Não sei se me assumo aficionado. Até porque me começa a falhar exatamente o que significa o termo. Que se pode utilizar para outras áreas mas, neste caso, é mesmo para os toiros que vira o texto. Gosto de touradas, vou a touradas, admiro a prática do campo e da criação dos toiros, assim como os artistas que pisam o redondel e quem toureia na rua. Apraz-me, sobremaneira, fazer a cobertura jornalística de eventos taurinos, destacando-lhes as crenças, a plástica e o ambiente próprio. Que aprendi a apreciar e a respeitar.

Há algum tempo, em respostas a uma entrevista para este mesmo jornal, e adivinhando o que poderia fazer título da mesma, avancei que, na ótica de quem preza a Festa Brava, "um mau aficionado é pior que um anti taurino". Passado algum tempo, e mesmo se mantenho a opinião, já também me escapa o que será, de facto, um "taurino", na aceção de ser alguém que defende a nobre arte das arenas, assim como a consagração sublime que é dada ao principal elemento da função: o toiro bravo.

As recentes trocas de insult...ops! de opiniões, sobre uma proposta para impedir que os menores de 16 anos assistam a corridas de toiros - e trata-se de avançar para uma proibição, se bem o entendo -, fizeram regressar à ribalta a continuidade das artes de marialva e afins no retângulo luso. Que, na minha tímida previsão, vai ser coisa de pano para mangas nestes quatro próximos anos. Período em que poderemos aferir da habilidade dos ditos taurinos/aficionados em defender a sua dama. Que é o que está em causa, uma vez que os ataques se vão suceder, cada vez mais fortes, mediatizados e apadrinhados.

A manutenção da Tauromaquia em Portugal é um assunto sério. Que penso está a ser levado de uma forma muito leve pelos seus defensores. Não adianta trazer os valores e as tradições à contenda. Estamos perante uma questão política, que extravasa todos os outros sentidos a dar à discussão. Mais do que aflorar razões, vão contar os votos. Acreditem. Pessoalmente, espero que a Festa Brava ainda possa sobreviver à atual legislatura...

www.portodaspipas.blogs.sapo.pt

Miguel de Sousa Azevedo

Fonte: Diário Insular

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More