Publicado a 21 de Novembro de 2010

Os cavaleiros Ana Teresa Pires, montando Bandarilha, e Roberto Brasil, montando Aquiles do Ilhéu, competiram no Concurso de Dressage (Ensino) Especial, que se realizou, nos dias 10 e 11 do corrente mês de novembro, na prestigiada Feira Internacional do Cavalo Lusitano, na Golegã.Monitor e aluna do Centro Equestre "O Ilhéu", montando cavalos lusitanos nados, criados e ensinados na ilha Terceira, fizeram excelentes prestações, obtendo ambos um lugar no pódio, o que não deixa de constituir um feito de enorme dimensão.
Roberto Brasil ficou em segundo lugar em ambos os dias, com a média final de 62.08% nos cavalos de cinco anos, enquanto que Ana Teresa Pires, competindo nos cavalos de quatro anos, conquistou o terceiro lugar nos dois dias de competição com a média final de 68.01%, isto no meio de forte concorrência e vários profissionais, o que eleva ainda mais a performance da dupla açoriana.
Estes dois conjuntos estão desde já apurados para a fase final da Taça de Portugal, que se concretiza na Sociedade Hípica Portuguesa, em Lisboa, nos dias quatro e cinco do próximo mês de dezembro.
Para além destas (duras) provas de preparação, estes campeões regionais em título, para chegar à Taça de Portugal, tiveram que efetuar oito provas locais e seis regionais. Pelas pontuações obtidas nos regionais, estão ambos em segundo lugar na tabela geral da classificação nacional, o que demonstra a sua qualidade tanto no plano regional como nacional.
Aliás, segundo fonte próxima dos mesmos, "pelo esforço diário e pela qualidade do seu trabalho estão a divulgar e a dignificar a equitação não só da ilha Terceira como dos Açores".
Sublinhe-se, a propósito, que os jovens cavaleiros Ana Teresa Pires e Roberto Brasil são vistos como dois verdadeiros exemplos, não só pelos resultados alcançados como também pela dedicação com que encaram a prática da modalidade, contribuindo largamente para a expansão que a mesma tem conhecido.
Fonte: Diário Insular


O jovem cavaleiro terceirense João Nogueira, competindo em representação da Associação Regional de Desporto Equestre nos Açores, sagrou-se no passado fim de semana campeão nacional de Dressage (ensino), escalão de iniciados. Atleta dos quadros do Centro Equestre "O Ilhéu", João Nogueira, montando Caramelo, obteve a média final de 61,68 pontos, somando nos três dias de prova dois primeiros lugares (primeiro dia com 63,375 pontos e terceiro dia com 62,600 pontos e um segundo (segundo dia com 59,067 pontos). O Campeonato de Portugal teve lugar na Academia de Dressage de Arruda dos Vinhos. João Nogueira é apontado como um dos grandes talentos da equitação regional e nacional, sendo este êxito, para além das suas inegáveis qualidades, fruto do trabalho que tem sido desenvolvido no arquipélago ao longo dos últimos anos em prol da modalidade.
Muita coisa (boa) devia ser dita sobre a (feliz) ideia da nossa Câmara de Angra ter levado a efeito uma tourada à corda (o tal espectáculo único no mundo e o único que "mexe" com a Ilha inteira) no passado dia 23 de Outubro, na Fonte de S. Sebastião (cheia como um ovo), de homenagem aos cerca de 300 cidadãos nacionais e estrangeiros, do mundo taurino, que nos visitaram integrados no IX Congresso Mundial dos Ganaderos.
O Grupo Tauromáquico Sector 1, em fase de profunda reestruturação decidiu criar os “Troféus Sector-1 Prestigio”, premiando pessoas e instituições que se tenham distinguido nas suas actividades prestigiando a tauromaquia nacional.