About

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Exposição "O Corpo do Toiro"


Termina já no próximo Domingo, 21 de Janeiro, a exposição "O Corpo do Toiro", patente ao público desde o passado dia 18 de Dezembro de 2006 na Carmina Galeria.
Esta mostra conta com obras, de vários artistas, das mais diversas vertentes das artes plásticas, desde o desenho à arte digital, pintura sobre tela ou madeira, fotografia, escultura e cerâmica.
Segundo a Galeria Carmina, a exposição pretendeu ser um convite à reflexão sobre o corpo do toiro e todo o imaginário que o constitui, quer da parte do artista, quer da parte do público.
No catálogo da mostra, Assunção Melo refere que, “desde as grutas de Lascaux, passando pelo toiro de Creta (Minotauro), até à arte de toureiro tipicamente ibérica, o toiro tem assumido nas sociedades ocidentais um papel importante”. “Símbolo de poder, força e coragem, o toiro faz parte de um imaginário colectivo, cujo desafio tem sido o de entender a relação que, com ele, o Homem teima em manter”, acrescenta.
Para esta reflexão crítica e estética do “corpo do toiro” (“corpo” da física ou não), poderão ser encontrados trabalhos artísticos, como os que aqui são ilustrados, de Francisco Bernardo, João Miguel Borba, Ramiro Botelho, Mário Cabral, José Crúzio, João Cutileiro, José Espadinha, Dimas Simas Lopes, Meneses Martins, Rui Melo, Luís Meneses, Luz Monjardino, Hermano Noronha, José Nuno da Câmara Pereira, Manuel Policarpo, Cecília Ribeiro, Paulo Henrique Silva, Renato Costa e Silva, Florimundo Soares e Nuno Velho.


Imagens e informação retiradas da página: http://www.carminagaleria.com

1 comentários (Dê a sua opinião):

uma excelente exposição !

para quando mais?

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More