About

domingo, 5 de agosto de 2007

III Festival Internacional de Escolas Taurinas

Angra do Heroísmo, no dia 4 de Agosto, acolheu pelo terceiro ano consecutivo o Festival Internacional dos Açores de Escolas Taurinas. O espectáculo, que estava integrado no programa das Festas da Praia 2007, marcou o regresso das Corridas de Praça às festas maiores do concelho da Praia da Vitória. Numa tarde em que o sol primou pela sua presença, a afluência de público ficou-se pelo ¼ de praça, que ainda assim proporcionou um grande ambiente.

Rui Lopes, cavaleiro praticante da Escola de Toureio do Centro Equestre “O Ilhéu”, mostrou, em ambas as lides, que a sua evolução tem sido constante e que as boas exibições conseguidas na ilha de São Jorge não foram obra do acaso. Sempre muito bem montado, lidou o nº 62 da ganadaria de João Cardoso Gaspar (JG) de forma crescente, apesar dos toques sofridos nas montadas, fruto do sentido que o hastado revelava nas investidas. Nota de realce para o quarto ferro curto, cravado em terreno de compromisso, junto à porta dos curros. Ao segundo do seu lote ministra uma boa lide. Aproveitando as boas condições do novilho nº59 JG e a preciosa colaboração do veterano “Açúcar” deixa, no alto do morrilho, ferros curtos de muito boa nota.

El Fini, da Escuela Taurina de Badajoz, recebeu o nº136 da ganadaria de Rego Botelho (linha Jandila) com uma boa série de Verónicas. Nas bandarilhas, realce para o terceiro par que cravou “de violino”. Frente ao bom exemplar que tinha pela frente demonstrou pouca tranquilidade. Na retina deixa duas séries de Derechazos, em que após corrigir a posição da mão, consegue lidar com alguma profundidade e temple.

André Rocha, da Escola Taurina de Vila Franca de Xira, que se encontrava a substituir Manuel Dias Gomes, mostrou notas de alguma maturidade, frente a um muito bom exemplar de ferro RB. O novilheiro mostra arte no 2º e 3º par de bandarilhas, para depois desenhar, com a muleta, bonitas passagens tanto pelo lado direito como pelo esquerdo. Antes de colocar o novilho para a simulação da estocada, tem ainda tempo para, com temple e sentido, rubricar vistosas Manoletinas.

O Centre Français de Tauromaquie de Nïmes fez-se representar pelo pequeno Mathieu Jullion. Se pequeno é em estatura e idade, grande se mostrou a bandarilhar o nº 442 de RB. Com a muleta mostrou empenho, proporcionando alguns momentos de fino recorte. Apesar do pequeno percalço sofrido quando foi desarmado e tocado pelo novilho, nunca baixou os braços e revelou verdadeira alma toureira.

Paço Velásquez, aluno da Escola de Toureio da Golegã e finalista do concurso de Campo Pequeno “À Procura de Novos Talentos”, recebeu mais um bom exemplar da divisa azul e branca com bonitas Verónicas. Na muleta demonstrou alguma intranquilidade e pouca capacidade de decisão frente a um excelente novilho que tinha todas as condições para que fosse desenhada uma grande lide. Ainda assim, consegue momentos de bom toureio, destacando-se uma boa série de Naturais.

Na forcadagem, o Grupo de Forcados Juvenis da Tertúlia Tauromáquica Terceirense esteve poderoso em ambas as pegas efectuadas à 1ª tentativa. Sem dúvida o título de pega da tarde vai para Michael Machado que, na pega ao primeiro da tarde, se fecha com valentia e não sai da cara do novilho apesar dos violentos derrotes sofridos.

Neste que foi um espectáculo muito agradável, nota de grande relevo para o lote que veio das pastagens da Casa de Rego Botelho. Dos novilhos lidados a cavalo, ambos de João Cardoso Gaspar, a referir o bom jogo proporcionado pelo segundo, 4º da tarde. Por fim uma palavra para a ausência de público. É certo que à mesma hora se realizavam 4 touradas à corda, tão do agrado do povo terceirense e talvez a hora da corrida devesse ter sido ponderada, no entanto foi flagrante a falta de interesse de uma terra que cada vez mais se quer afirmar como bastião da aficion nacional.


Dirigiu o espectáculo, sem dificuldades, Raúl Pamplona que foi acessorado pelo Dr. Vielmino Ventura.

Bruno Bettencourt

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More