About

domingo, 9 de setembro de 2007

A Tourada da Serreta

Imagem retirada da página "Azoriana" (http://silvarosamaria.no.sapo.pt/)

Amanhã dia 10 de Setembro de 2007, no âmbito de mais umas festas em honra de Nossa Senhora dos Milagres da Serreta, acontecerá mais uma tradicional tourada à corda naquela freguesia da zona oeste da ilha Terceira. Recuando 158 anos, até à Segunda-Feira, dia 10 de Setembro de 1849, chegamos aquela que foi a primeira tourada à corda ocorrida na Serreta.
O já desaparecido jornal “O Angrense”, na sua edição de 13 de Setembro de 1849, relata que no segundo Domingo de Setembro, dia 9, desse mesmo ano, celebrou-se com toda a pompa a solenidade em honra de Nossa Senhora dos Milagres, com missa cantada e dois sermões (um de manhã e outro de tarde). É ainda relatado que, pela primeira vez, foi exposto o Santíssimo Sacramento no pequeno templo que ali existia.
Era mordomo da festa João Pereira Forjaz de Lacerda, que como complemento da festividade, organizou uma tourada no largo em frente à então Ermida da Serreta. Segundo o referido jornal, foram corridos treze toiros numa “espaçosa praça convenientemente formada, cujas avenidas estavam cheias de imenso povo. Foi interessante este espectáculo, quando se observava a gritaria folgazã e os brados de prazer e admiração, que soltavam os moradores daqueles contornos, vendo pela primeira vez tão perto e tão entre si um divertimento que a maioria deles nunca havia conhecido e gozado.”

1 comentários (Dê a sua opinião):

Excelente mordidela, digo, artigo sobre o conhecido evento serretense que atrai ainda muitas pessoas. Antigamente tinha outra adesão a tourada do Pico da Serreta mas há sempre quem goste desta tradição taurina.
Obrigada pela referência à minha página e pela cuidada informação recuando ao passado e a publicações dignas de relevo.
Cumprimentos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More