About

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Gado Bravo com parque temático na ilha Terceira

A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo anunciou que pretende, em cooperação com o governo e privados, construir quatro parques temáticos no concelho.
Um parque lúdico, prometido pelo actual presidente em campanha eleitoral, um parque dedicado à espeleologia, um parque que engloba a lide e o maneio do gado bravo e, por último, uma parque que mostre a flora endémica.
Segundo José Pedro Cardoso, presidente da autarquia angrense, esta é uma “aposta forte no âmbito” da animação turística do concelho.
O autarca garante que o concelho tem condições, algumas naturais, para desenvolver estes projectos e responder a algumas lacunas da ilha em relação à animação dos visitantes.
O responsável autárquico adiantou ainda que estes empreendimentos serão executados até ao final do mandato e contarão com a colaboração e comparticipação financeira de privados, instituições de utilidade pública, do governo regional e da autarquia.
José Pedro Cardoso adiantou ainda que os projectos e as localizações serão apresentados publicamente no início do próximo ano.
Para o autarca não é importante quem teve a ideia ou apresentou os parques, o fundamental é que o concelho de Angra do Heroísmo passe a ter os quatro parques e outra capacidade de resposta em termos de animação. “Trata-se de potencializar os nossos recursos. Alguns naturais” – explica.
O parque lúdico não deverá fugir à ideia lançada por José Pedro Cardoso na campanha eleitoral, será vocacionado para o entretenimento e, em princípio, a parte lúdica será ligada às actividades aquáticas. Quanto à parte cultural será abordada, de “forma superficial e integrada nas actividades propostas”. É entendimento da autarquia que o conhecimento profundo da história e da cultura da ilha deverá ser mostrado entidades avalizadas na matéria.
O parque, que abrangerá áreas relacionadas com "os endemismos da ilha e com a evolução da agricultura, desde o tempo dos primeiros povoadores até aos nossos dias", para além de outros focos de interesse da vida comunitária, já foi anunciado pelo o secretário regional da Economia, Duarte Ponte. Na ocasião, o governante informou que a infra-estrutura de animação turística seria num terreno de 30 mil metros quadrados.
A localização do parque espeleológico não deverá fugir ao centro da ilha e a autarquia deverá contar com a colaboração “Os Montanheiros”, contudo, José Pedro Cardoso não confirma a informação.
Por último, o parque temático sobre a cultura tauromáquica da ilha deverá localizar-se na zona da Caldeira Guilherme Moniz e deverá mostrar aos visitantes a lide e o maneio do Gado Bravo.


Fonte: A União

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More