About

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Magazine Tauromáquico...

A RTP-Açores inicia amanhã, dia 17 de Maio, pelas 13h20 a transmissão de um programa de temática taurina intitulado “Festa Brava”, segundo informação da estação pública, “FESTA BRAVA pretende mostrar a cultura tauromáquica açoriana, ouvir os protagonistas do mundo dos toiros e reportar os costumes e tradições dos aficionados das ilhas. Com emissão aos sábados depois do “Jornal da Tarde” (…) Produzido pela Delegação da Terceira “Festa Brava” é um programa com apresentação de Francisco Faria.” Até aqui tudo normal, ou talvez não! Após vinte anos de emissão e habituação, os aficionados já esperavam com naturalidade o REinício de um dos mais antigos programas da “nossa” televisão, o “Magazine Tauromáquico”, que ao início das tardes de Sábado nos trazia toiros pela casa dentro. Há algum tempo que circulava um “diz que disse” em relação à continuidade do mesmo, no entanto a maioria pensava que apenas se tratava disso mesmo, um boato. Infelizmente não é! A confirmação surgiu após a consulta (feita diariamente) à programação da RTP-A e posterior leitura do artigo do amigo Duarte Bettencourt. Pode-se argumentar que as coisas evoluem e que este novo programa vem refrescar a forma de abordar a tauromaquia na “nossa" televisão, concordo; que as pessoas responsáveis pelo mesmo são conhecedoras e capazes de fazer um trabalho de qualidade, não ponho isso em questão. Não nego à partida o que desconheço. Vamos aguardar este “Festa Brava” e ver o que aí vem. No entanto é incompreensível a não continuidade do programa que já existia, com uma conhecedora e por demais competente equipa. Poder-se-ia ter renovado alguma coisa no “Magazine Tauromáquico” sem que fosse necessária a extinção do mesmo. Se a razão para o sucedido fossem os cortes orçamentais na televisão "do" Sr. Pedro Bicudo, teria ocorrido a extinção do “Magazine” e da programação taurina (aí é que seria “engraçado” ver as reacções!), não a sua substituição, mesmo sabendo que era um programa que contava nas suas fileiras com colaboradores da RTP-A (acréscimo de despesa?) e não apenas com funcionários da casa.
Será que o reconhecimento público feito aos autores do “Magazine Tauromáquico”, aquando da gala do canal regional, foi o vaticínio do início do fim?

Bruno Bettencourt

PS – Este artigo de opinião foi enviado por e-mail à direcção de programas da RTP-A e ao Provedor do Telespectador da RTP, como forma de repúdio pela extinção do “Magazine Tauromáquico”.

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More