A equitação açoriana continua a marcar pontos importantes no contexto nacional. Desta feita, coube a Lisandra Parreira elevar bem alto o nome dos Açores, ao conquistar o primeiro lugar nos dois concursos de dressage especial (CDE) que tiveram como palco a Golegã, nos passados dias 12 e 13 de Novembro. A jovem cavaleira montou o prestigiado Zangado do Ilhéu, cavalo de quatro anos que, conforme demos conta em edições anteriores, sagrou-se vice-campeão nacional na Taça de Portugal, evento realizado entre 26 e 28 de Junho, em Ponte de Lima.Lisandra Parreira obteve a pontuação de 67.3% no primeiro dia e 67.02% no segundo, ficando somente a duas décimas da melhor pontuação geral que, sublinhe-se, valeria o almejado Prémio Vista Alegre. Para ilustrar a notável prestação do conjunto das ilhas de bruma, basta referir que o segundo colocado ficou a cinco pontos no primeiro dia e a seis no segundo.
CRITÉRIO
Por outro lado, o Zangado do Ilhéu esteve presente nos denominados Critérios de Cavalos Novos do Campeonato Nacional de Dressage, competição que decorreu no início de Outubro. Foi, também, o primeiro cavalo nado, criado e ensinado nos Açores a competir no Concurso de Modelo e Andamentos da reconhecida Feira da Golegã. Estiveram em acção 28 conjuntos. Lisandra Parreira e Zangado do Ilhéu integraram o grupo dos nove apurados para a segunda fase, obtendo, então, o oitavo posto, ou seja, falhando por muito pouco um lugar entre os sete finalistas. Acrescente-se, a propósito, que no referido concurso marcou igualmente presença outro cavalo terceirense, a exemplo do Zangado do Ilhéu, nado e criado pelo Centro Equestre “O Ilhéu”, de nome Aquiles, com três anos de idade, que foi campeão regional em São Miguel e, como tal, distinguido com a medalha de ouro.
FORMAÇÃO
Entretanto, Lisandra Parreira e Ana Teresa Pires estiveram no último fim-de-semana no Faial a efectuar exame de Sela 7, o que equivale à licença de Cavaleira Internacional. A acção, que reuniu sete atletas açorianos de Sela 7 e dois de Sela 4, contou com a participação do presidente do Conselho Técnico da Federação Equestre Portuguesa, Luís Machado. Por fim, decorre no próximo fim-de-semana, no Faial, uma formação/reciclagem para juízes de dressage, ministrada pelo Director Técnico Nacional, Carlos Lopes, e pela Juíza Nacional, Filomena Álbano. João Branco Pires e António Lopes (Terceira) juntam-se a cinco representantes do Faial, um da Graciosa (Duarte Rico), um de São Miguel (Marta Tomé) e um de Santa Maria.
Fonte: Diário Insular
0 comentários (Dê a sua opinião):
Enviar um comentário