About

terça-feira, 7 de julho de 2009

Selo Lemniscata

O Rabo Torto foi distinguido com o Selo Lemniscata por parte do blogue Bagos d’Uva. Agradecendo desde já a honrosa menção, proponho-me a responder à pergunta-desafio que acompanha a referida atribuição:

O que significa para si ser um Homo sapiens?
Sendo o Rabo Torto um Blogue Tauromáquico, tentarei responder à luz desta temática.

O Homo sapiens é antes de mais um ser biológico, que estando em contínuo processo evolutivo, é o resultado de um conjunto de factores genéticos e ambientais que ao longo de mais de 200000 anos foram influenciando a génese, psíquica e morfológica, de toda a linha de especiação que lhe deu origem.

Desde os primeiros hominídeos, presentes na linha evolutiva do referido género biológico, que se presenciou a uma procura, maior ou menor, de estados e formas de arte. Se com o decorrer da linha cronológica foram sendo apuradas as capacidades técnicas e culturais (não lhe chamo inteligência, uma vez que não é um conceito de definição consensual e pode ser atribuído aos restantes componentes do Reino Animal.), as formas de arte e a sua interpretação, também foram crescendo e se diversificando. Também o conceito de arte, per si, não é de definição pacífica.

Todo esse conjunto de factores evolutivos permitiu que fosse possível, a seres de uma mesma espécie, encarar a maioria dos aspectos quotidianos de formas radicalmente diferentes. A tauromaquia e toda a sua envolvência não são excepção.
Se muitos vêem arte, outro vêem tortura e barbárie. Ambos os pontos de vista poderão estar correctos. Ambos poderão estar errados. Novamente aqui se entra na subjectivação do conceito artístico.

Em qualquer arena onde se presencie a uma lide com entrega e poder, tal como mandam os conceitos básicos da tauromaquia, assiste-se à criação do belo, que sendo efémero, fica impresso desenhado, pintado ou esculpido no interior consciente de quem assiste. O binómio Homo sapiens/ Bos taurus é por si só um exemplo da evolução técnica e cultural (no ambiente onde está inserido) por parte do ser do género Homo. Só desta forma é possível a um ser fisicamente mais fraco, compreender, antecipar e, por fim, criar momentos de deleite com outro ser fisicamente superior e dotado de inteligência.

Sem me querer alongar mais, lanço novamente a questão “O que significa para si ser um Homo sapiens?” e nomeio os seguintes 7 blogues (por ordem totalmente aleatória):



Bruno Bettencourt

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More