About

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tourada à Corda vista por uma jornalista polaca

Um mês depois de ter passado pelos Açores, na companhia do marido, a jovem jornalista polaca Katarzyna Kobylarczyk decidiu destacar, entre muitos aspectos, a Tourada à Corda. Com a ajuda da escrita de Ernest Hemingway, Katarzyna foi ficando desperta para a Festa Brava. Uma vez que neste momento reside em Espanha, mais propriamente em Cartagena, já participou nos encierros das festas de San Fermin em Pamplona.

Aquando da preparação das suas férias no meio do Atlântico procurou desde logo informar-se sobre o “interessante fenómeno das Touradas à Corda”. Assim, no mês de Agosto, assistiu a uma Tourada à Corda no Arco, em S. Bento, com toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes.
A partir de tudo o que foi registando na objectiva da sua câmara fotográfica e do que foi vivenciando na referida tarde de Verão: ver embolar os toiros, correr à frente dos toiros, convivência com os locais, os petiscos e todos os restantes ingredientes que compõem as Touradas à Corda, decidiu escrever um primeiro artigo que colocou on-line no seu blog (Septimo Piso). Na continuidade do mesmo, Katarzyna encontra-se a preparar um artigo que virá a ser publicado numa revista de viagens publicada na Polónia.
É com grande satisfação que pessoalmente registo o facto de duas pessoas, naturais de um país onde não existe Festa Brava, terem ficado fascinados com todos os aspectos que rodeiam esta que é uma das mais genuínas tradições terceirenses.

2 comentários (Dê a sua opinião):

...and of course many thanks should go to the Author of the Rabo Torto for showing me everything, answering all my strange questions (like i.e. "if it's a run, who is the winner?" ;)) and giving us such a warm welcome. I must admit that the people of the Azores are the most hospitable and friendly of all the nations I know. Countless times during our trip we were given help, information, a lift... And for all of that - muito obrigado!

(like i.e. "if it's a run, who is the winner?" ;)) eh eh

Realmente, o gosto pelos toiros e pela festa brava pode contagiar qualquer um.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More