About

domingo, 31 de janeiro de 2010

Ramo Grande volta a brilhar em Atarfe

Realizou-se, nesta tarde de 31 de Janeiro, a final do IV Certamen del Rejoneo de Atarfe. Em praça estiveram presentes, a cavalo, José António Mancebo, Francisco Palha e Juan Manuel Cordero. As pegas estiveram a cargo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande e Amadores de Redondo. Em disputa estava o troféu "Rojão de Ouro" para melhor cavaleiro/rejoneador, frente a toiros de Los Millares.

Diante de uma praça cheia, Francisco Palha sagrou-se vencedor deste IV Certamen, tendo desenhado lides de bom nível artístico (duas orelhas no seu primeiro e uma orelha no segundo), frente a dois toiros que apresentaram muitas dificuldades de lide. Com maestria, Palha foi pondo nos toiros a bravura que lhes faltava. O marialva recriou-se com sortes frontais escolhendo sempre os terrenos mais adequados, demonstrando assim o poder do toureio à portuguesa. No final, além do ambicionado "Rojão de Ouro", recebeu a não menos ambicionada poldra "Alhambra" filha do célebre "Trincherazo". Esta exemplar, com ferro de Diego Ventura, foi oferecida pelo próprio Rejoneador luso-espanhol, que alliás havia vibrado imenso durante as duas lides do Cavaleiro português.

Os rapazes do Ramo Grande estiveram uma vez mais em evidência, confirmando-se como triunfadores da edição deste ano do Certamen del Rejoneo. André Parreira fechou-se à 1ª tentativa numa rija pega ao segundo toiro da tarde. Na cara do quarto toiro, igualmente à 1ª tentativa, César Pires fechou-se de forma poderosa com a garra que lhe é característica. Manuel Pires após ter sofrido duro derrote na 1ª tentativa, fecha-se à segunda sendo muito bem ajudado pelo grupo.

Bruno Bettencourt

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More