About

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Comunicado Institucional - Tertúlia Tauromáquica Terceirense

A busca da verdade é naturalmente legítima, assim como é perfeitamente defensável e exigível a total transparência dos processos, especialmente quando se tratam de matérias sobre recursos e fins públicos.
A Tertúlia Tauromáquica Terceirense comunga e corrobora estas preocupações, como é evidente. Todavia, apraz-nos contribuir para o esclarecimento da população em geral, porque embora não tenhamos qualquer responsabilidade no assunto, somos uma associação cultural cujos fins estatutários prevêem a promoção e a defesa da Tauromaquia.

É nossa opinião que as notícias saídas a público nos últimos tempos sobre as Sanjoaninas e a sua Feira Taurina – naturalmente a parte que mais nos preocupa – estão a ganhar contornos desenfreados, sem critério, com algum sensacionalismo até.

A descriminação aleatória de valores de cachets incorre numa tremenda falta de bom senso, e até de honestidade intelectual, na medida em que se misturam, sem qualquer lógica, honorários referentes a artistas que actuam em espectáculos cujo acesso é cobrado, com outros que actuam em eventos de entrada gratuita. Como bem sabem, os espectáculos taurinos são pagos, têm portanto receita própria, pelo que será no mínimo incorrecto este tipo de comparação desprovida de rigor.

De resto, os cachets de um determinado ano são discutíveis e dependem da negociação efectuada e nunca serão o espelho de toda a Tauromaquia em geral, nem de todos os agentes.

A Feira de São João é centenária e a Tauromaquia é, incontornavelmente, o pilar cultural das Sanjoaninas, pelo que é inaceitável esta forma de veicular informação que pode induzir as pessoas em erro.

Pela mesma verdade e pelo mesmo rigor que subscrevemos no início deste comunicado.

Tertúlia Tauromáquica Terceirense

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More