About

terça-feira, 22 de junho de 2010

Perera triunfador a abrir Feira de S. João 2010

Publicado a 21 de Junho de 2010

Maestria toureira, bons toiros, pegas enormes! Assim se resume em meia dúzia de palavras a presença de Miguel Angel Perera, o curro de Rego Botelho (RB), dos Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (GFATTT) e o que de mais de relevante se passou na primeira corrida da Feira de S. João 2010.

O Tunante (nº473, 470Kg) trazia boa música e foi recebido por Luís Rouxinol com dois ferros compridos. O Cavaleiro mostrou entendimento com o bravo oponente que tinha pela frente e deixa a cravagem curta com bom nível. Andou bem a colocar o toiro e a medir os terrenos. Recriou-se com galopes a duas pistas que, como vem sendo hábito, chegaram imediatamente às bancadas. Encerrou uma boa lide com um violino e um ferro de palmo que fizeram ouvir ovação nos sectores da “Ilha Terceira”. O segundo do seu lote chamava-se Tombado (nº14, 450Kg) e no nome parecia trazer prenúncio para esta lide de Rouxinol. O toiro era sério e codicioso, no entanto o marialva andou uns furos abaixo da sua prestação anterior. As cravagens resultaram desluzidas, mercê da quebra de muitos dos ferros curtos aquando das cravagens (seguraram-se pouco estas bandarilhas de segurança utilizadas). Uma vez mais assistiu-se a ladeios que resultaram, muitas das vezes, em toques na montada. Frente ao Glorioso (nº18, 460Kg) verificou-se entrega do Cavaleiro, mas sem conseguir superar a sua primeira presença em praça. Cravagens correctas a destacar-se o 3º ferro curto ao estribo. Novamente vários toques na montada, especialmente durante o recurso aos ladeios. Quando os toiros não são amestrados há que corrigir melhor o entendimento com as montadas. Nota final, pela negativa, à vinda do cavaleiro aos médios no final da sua segunda lide. a reboque do forcado.

Miguel Angel Perera apresentou-se no redondel angrense frente a um Trovão nobre (nº19, 460Kg) que prestou bom jogo. Recebeu com duas séries de Tafalleras, primeiro nos tércios e depois nos médios, as quais intercalou com uma série vistosa de Gaoneras. Com a muleta citou de largo e recebeu por Pedresinas. Após duas séries de Derechazos, que foram em crescendo, mudou de mão e levou o toiro embebido na flanela, pelo lado esquerdo. Novamente com a mão direita, e tirando partido do melhor lado do toiro, saca de nova série de derechazos que foram rematados por circulares invertidos. Desenhou assim uma boa lide tirando todo o bom sumo de bravura que saía do oponente. O Garrocho (nº20, 440Kg) quarto da ordem, segundo do seu lote, foi a excepção que comprovou a bravura dos restantes produtos provenientes da Caldeira do Guilherme Moniz. No capote o toiro mostrou aspereza. Com a muleta o diestro andou laborioso. O toiro cedo mostrou querenças saindo da luta ao fim de cada duas passagens pela muleta. Ainda assim o Matador pisou-lhe os terrenos e, toureando-o a toda a volta do redondel, foi sacando o pouco que havia no seu interior.
Pela “porta dos sustos” da Monumental “Ilha Terceira” saiu o Impacientado (nº11 480Kg), o melhor toiro para lide apeada. Perera lanceou por bonitas Verónicas ligadas a uma vistosa série de Chiquelinas. Ao quite, Salvador Ruano deu boa nota igualmente por Chiquelinas. Com a muleta Perera mostrou a razão porque é figura. O toiro era bravo, nobre e tinha recorrido, o matador teve maestria. Assistiu-se a 3 tandas de Derechazos sempre em crescendo, cada vez mais profundas e plenas de temple. Pés fixos no solo a embarcar o toiro na muleta com poderio e desenho artístico. Por Naturais mandou e templou as investidas prontas do hastado da divisa azul e branca. Adorna-se por Molinetes seguidos por passes com a muleta invertida. Remata com circulares invertidos. Mesmo após se verificar que o toiro tinha rachado, ainda saca de uma bonita série de Bernardinas. Lide exímia desenhada a gosto.
Volta para matador e ganadero. No final Porta Grande para Miguel Angel Perera, aberta pelo segundo ano consecutivo e pela quinta vez nos 26 anos de história da Praça de Toiros “Ilha Terceira”.

Superiores estiveram também os forcados do GFATTT. Marco Sousa deu o exemplo, brinda ao público para, à córnea, se fechar ao primeiro intento numa poderosíssima pega. Álvaro Dentinho efectuou a pega da tarde. Fecha-se à barbela (1ª tentativa) e de forma superior aguenta duros derrotes fixando-se na cara do toiro. A finalizar com chave de ouro, João Pedro Ávila fecha-se numa grande pega à barbela. Nota superior para o entrosamento do grupo e as primeiras ajudas efectuadas.

Carlos João Ávila, auxiliado pelo Dr. Vielmino Ventura, dirigiu com rigor a corrida que contou com ¾ de assistência

Bruno Bettencourt

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More