About

domingo, 5 de dezembro de 2010

João Nogueira - Montar o futuro

Publicado a 05 de Dezembro de 2010

Aos 11 anos todos os sonhos são legítimos, mas o sonho de João Nogueira já começa a ganhar forma. E conquistar um título nacional é um excelente primeiro passo. Como dizia alguém há algumas semanas atrás, é preciso querer e crer. E trabalhar, claro, tal como tem trabalhado - e bem - a equitação terceirense ao longo dos últimos anos. Aliás, bem se pode considerar que a modalidade também está a dar os primeiros passos e de forma equilibrada, crescendo em praticantes, entusiasmo, visibilidade e, fruto do trabalho desenvolvido, em campeões.
O jovem cavaleiro terceirense João Nogueira, competindo em representação da Associação Regional de Desporto Equestre dos Açores, sagrou-se recentemente campeão nacional de Dressage (ensino), no escalão de iniciados. Natural de Angra do Heroísmo, o atleta dos quadros do Centro Equestre "O Ilhéu", montando Caramelo, obteve a média final de 61,68 pontos, somando nos três dias de prova dois primeiros lugares (primeiro dia com 63,375 pontos e terceiro dia com 62,600 pontos) e um segundo (segundo dia com 59,067 pontos). O Campeonato de Portugal teve lugar na Academia de Dressage de Arruda dos Vinhos.
João Nogueira, de apenas 11 anos de idade, é apontado por muitos como um dos grandes talentos da equitação açoriana e nacional, sendo este êxito, para além da confirmação das suas inegáveis qualidades, reflexo do trabalho altamente meritório que tem sido desenvolvido no arquipélago em prol da modalidade.
Aluno do 7.º ano de escolaridade na Escola Tomás de Borba, em S. Carlos, João Nogueira conta-nos que foi a mãe quem lhe deu o primeiro empurrãozinho, incentivando-o a aprender a montar. E tem sido feito de aprendizagem o percurso do jovem cavaleiro na equitação, descrevendo-o com orgulho, mas também com convicção. "Primeiro do que tudo é preciso gostar, trabalhar forte e dedicar-se à modalidade. Tenho muita confiança e orgulho no meu cavalo, porque ele, tal como eu, partiu do zero. Foi no Centro Equestre "O Ilhéu", com a ajuda do Luís Filipe Machado, o meu treinador, que ele se fez um cavalo de ensino e eu um cavaleiro", explica-nos quando lhe perguntamos quais os segredos para se singrar neste desporto.
É igualmente com satisfação que nos fala da sua prestação na prova de Arruda dos Vinhos, onde alcançou o título nacional de Dressage no seu escalão etário, mas também com os pés bem assentes no chão, sabendo que há ainda um caminho a percorrer para superar algumas lacunas. "Penso que obtive uma boa prestação, embora tenha consciência que tenho algumas falhas que espero vir a melhorar com a prática. No primeiro dia de provas não conhecia o nível dos meus adversários, mas, depois de obter a pontuação mais alta nesse dia, percebi que tinha hipóteses de ganhar o título", recorda.
João Nogueira entende que o nível de equitação que encontrou no continente é bastante diferente daquele que se pratica nas ilhas, sobretudo, descreve, "no que toca aos animais em competição". Por outro lado, o atleta do Centro Equestre "O Ilhéu" elogia a capacidade e as qualidades dos cavaleiros terceirenses e açorianos, mesmo que, por cá, as condições de trabalho não sejam as mesmas que estão à disposição dos cavaleiros continentais. Veterinário e cavaleiro de alternativa são os projetos em termos profissionais, mas também há sonhos para a equitação: "espero conseguir evoluir para o próximo nível de competição e alcançar mais êxitos. E sonho concorrer a nível internacional". Quem sabe um dia, João. Quem sabe...

Fonte: Diário Insular

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More