About

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O dia seguinte...

Publicado a 20 de Maio de 2011

O nome "Guarda" é realmente um nome talismã para os exemplares da casa da divisa Azul e Branca.
Se no séc. XVI a ilha Terceira foi Portugal sozinha, história essa ligada ao gado bravo, na noite de 19 de Maio de 2011 o Campo Pequeno, no coração de Lisboa, transformou-se na ilha onde a vitalidade da Festa Brava mais se sente.
Hoje ao longo do dia, o mundo dos toiros será escrito com duas letras (RB) e pintado com duas cores (azul e branco)...
Bruno Bettencourt

Aqui ficam as reacções à corrida de ontem no Campo Pequeno:

Rego's Botelho deixam ambiente no Campo Pequeno
"Dos Açores veio um curro de Rego Botelho de apresentação e comportamento irrepreensível que deram bom jogo.
[...]O Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirence teve uma noite descansada sem grandes precalços.
[...]O ganadero deu duas voltas a arena."
in Sol e Sombra

Campo Pequeno: A noite foi dos Açoreanos
"[...]Lidou-se um grande curro de Rebo Botelho, em termos de apresentação e comportamento, já os forcados da T.T. Terceirense, resolveram a papeleta, mas sem grande destaque.
De realçar o grande ambiente que as gentes dos Açores trouxeram à Praça de Touros do Campo Pequeno."
in Toureio

LISBOA Notable encierro de Rego Botelho
"Exitoso debut de la ganadería de Azores en la Monumental de Lisboa, con una corrida con cuajo, con un toro bravo y cuatro muy potables para el toreo.
[...]Una faena emotiva, entregada y con clase y torería. Antes se abrió de capote con gracia y empaque para de seguida ejecutar un vibrante tercio de banderillas. Una lidia completa, con dos vueltas al ruedo, una de ellas en compañía de neófito ganadero. Al toro se le dio una enorme ovación cuando regresó a los chiqueros."
in Mundo Toro

A noite dos Açores em Lisboa
"Nesta noite de 19 de Maio bem que se pode dizer que os Açores vieram em peso a Lisboa! A Ilha Terceira esteve muito bem representada na Praça de Toiros do Campo Pequeno, numa noite que ficou marcada pela estreia na arena da capital, da ganadaria açoriana de Rego Botelho (de encaste Parladé-Domecq). Motivos suficientes para tornar este terceiro cartaz do “abono 2011” interessante e criar expectativa nos aficionados que se deslocaram nesta noite à primeira praça do País.[...]
Estreia absoluta na arena do Campo Pequeno, os toiros açoreanos da ganadaria Rego Botelho já estavam em estágio há algum tempo no continente, mais concretamente, numa herdade da família situada em Évora. À praça sairam sete toiros de bonita apresentação mas de comportamento dispar, mostrando contudo bravura e sentido, nomeadamente, o primeiro toiro para o toureio a pé, que revelou bravura e codicia.
[...] Em suma, uma agradável noite de toiros, destacando-se de novo a aficcion açoriana que se mostrou bem viva e deu um exemplo de como se pode viver a Festa com paixão e alegria.

O Mais e o Menos
+ O bom ambiente vivido durante toda a corrida, principalmente, por parte dos aficionados dos Açores.
+ A bom debute da ganadaria de Rego Botelho no Campo Pequeno, com destaque para o primeiro toiro de António Ferrera.
- A presença de burladeros na arena da praça de toiros do Campo Pequeno na lide dos toiros a cavalo e nas pegas, acrescentando um risco à integridade física dos interveniente (cavaleiros e forcados)."
in Tauromania

Ferrera é o novo ídolo da afición portuguesa!
"O toureio a pé e a afición dos Açores encheram ontem a praça de toiros do Campo Pequeno naquela que fica marcada como uma das grandes noites de toiros desta temporada, não apenas pelos triunfos de todos os toureiros intervenientes, mas sobretudo pelo extraordinário curro da ganadaria terceirense de Rego Botelho, que teve auspiciosa estreia na capital.
António Ferrera, com uma faena antológica no seu primeiro toiro (justificando em pleno a volta ao ruedo do ganadeiro Baldaya) sagrou-se por fim como o novo ídolo da afición lisboeta e da afición portuguesa em geral. [...] O toureio a pé ressuscitou em Lisboa!
[...]Destaque para o cavalo "Zézito", de Rouxinol, também ele um "produto açoreano" da Coudelaria Lima Duarte.
Os Forcados da Tertúlia Terceirense não tiveram a tarefa facilitada, mas evidenciaram vontade, coesão e boa forma, apesar de tudo.
A noite foi açoreana e o Campo Pequeno foi palco de um espectáculo inolvidável."
in Farpas Blogue

Vieram ‘charters’ dos Açores
faltou o ‘chinês’
"[...]Os toiros de Rego Botelho, com trapio os da lide a cavalo, com menos cara os das actuações a pé, mostraram a fibra do toiro-toiro açoriano, se bem que há um ano pastam no Alentejo. Mas apesar de faltar o 'medidor' da puya para realmente revelar onde está a bravura, podemos afirmar que o curro de Rego Botelho foi sobrado de virtudes, pena que tão mal aproveitadas...
[...]Os Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense por vezes complicaram o que poderia ser fácil. Primeiro pegou Marco Sousa à segunda tentativa, com o primeiro ajuda a ser importante para lá o manter, depois de no primeiro intento não se ter fechado bem; José Vicente pegou à primeira com o grupo a colaborar bem; o cabo Adalberto Belerique esteve mal no primeiro intento não tendo reunido bem; num segundo levou um grande derrote e quase fez o pino em cima o toiro e à terceira com as ajudas carregadas, ainda saíu da cara do toiro, foi recomposto...e pronto, deram por consumada o que para mim, não foi uma pega.[...]"
in Naturales


Foto: Sol e Sombra

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More