About

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fandiño e Lopes triunfam na abertura...

Publicado a 23 de Junho de 2011
Tarde de sol a brindar a Corrida Mista que abriu a Feira de S. João 2011. A Monumental “Ilha Terceira” acolheu cerca de ¾ de espectadores que puderam assistir a um bom espectáculo.

Imposições contratuais, aeroportuárias e contingências insulares levaram a que, ao contrário da ordem natural do espectáculo, fosse Alejandro Talavante a lidar os dois primeiros novilhos da tarde. O primeiro do seu lote (Rego Botelho) entregou-se à lide mostrando recorrido pela direita, no entanto quando conduzido pelo lado esquerdo, o hastado cortava-se por dentro.
Na sua estreia em Angra do Heroísmo, Talavante recebeu por Delantales e Chicuelinas, dando assim início a uma lide agradável mas sem deslumbre. Com a Muleta provou o oponente por ambos os lados. Destaque para a última série de Derechazos que resultaram vibrantes e foram o culminar da crescente profundidade que foi sendo conseguida ao logo das séries.
Recebeu o segundo da tarde por Verónicas. Ivan Fandiño, ao quite, lanceou com um misto de Gaoneras por trás e Chicuelinas que fizeram com que o agrado das bancadas se fizesse ouvir. Com a muleta teve pouca história. Após uma primeira série de Derechazos, e quando se vislumbrava um crescimento comportamental do exemplar de Rego Botelho, este lesiona-se no membro anterior esquerdo e é recolhido. Após saída do novilho pela porta dos curros, Talavante abandonou a arena angrense sob uma mistura de assobios e palmas. A sorte (ou o azar) teima em marcar a relação entre o Matador extremenho e a aficion terceirense.

Ivan Fandiño debutou em terras atlânticas vestindo Espuma do Mar e Ouro. O exemplar de Rego Botelho que lhe coube em sorte galopava ao cite e, apesar de mostrar uma investida áspera, foi bem conduzido pelo Matador. Após bonita série de Verónicas, deu lugar aos bandarilheiros que cumpriram o segundo tércio. Destaque para o par cravado por João Pedro Silva. Já com a flanela vermelha, Fandiño baixou a mão e foi templando a brusquidão do oponente. Levou o novilho até ao centro da arena e foi desenhando pela direita. Com a muleta ao natural fez-se ouvir “La Virgen de La Macarena”. Em sintonia com o solista da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete, foi-se bordando toureio na arena numa lide profunda e de entrega a trazer aroma de triunfo.
O sexto da tarde foi recebido com vistosas Cordobinas e Chicuelinas. No tércio de bandarilhas destacou-se novamente João Pedro Silva. Reparo para a prestação negativa de Nuno Boga que prestava provas para Bandarilheiro Profissional. O exemplar da divisa Azul e Branca cumpriu apesar da pouca largura de investida. Fandiño foi lanceando de uma forma menos fluida em relação ao que tinha feito na sua primeira prestação. Com Manoletinas, fechou uma lide de labor onde tentou espremer todo o sumo do oponente. Merecida a ovação e ambas as voltas à arena com que foi agraciado.

Tiago Pamplona lidou um bom exemplar da Casa Agrícola José Albino Fernandes. O toiro por vezes parava-se ao longo da lide mas, sempre que solicitado pelo Cavaleiro, mostrava bravura na investida. O Marialva desenvolveu uma lide acertada e sóbria que, apesar de não chegar em pleno às bancadas, foi pautada pelo entendimento sobre as exigências do oponente. A destacar a cravagem do seu 3º ferro curto, citando de praça a praça e cravando com raça e de acordo com as regras.

Rui Lopes rubricou a mais completa lide da tarde. Cedo se ligou ao exemplar de João Gaspar (ferro Irmãos Toste) mostrando entrega e coração. O toiro saiu com gás e investia de pronto, no entanto, em alguns momentos, demonstrou uma investida curta no momento da reunião, mas sem dificultar. O Cavaleiro da Ribeirinha andou ligado com o oponente e foi cravando a gosto. A cravagem curta foi indo em crescendo, fazendo ouvir-se a ovação após o seu 3º ferro. Encerrou com um palmito e agarrou em definitivo a assistência. Ao contrário do que já se havia visto esta temporada, a ligação de Lopes com as montadas e o entendimento dos tempos de lide estão num patamar de acerto elevado.

João Pamplona lidou o último exemplar da tarde, pertença de João Gaspar (ferro Irmãos Toste). Apesar de bem apresentado, este novilho-toiro (nº124, 545Kg) revelou-se mau de comportamento. Cedo procurou tábuas e um pouco desligado da lide. João mostrou que também estava em praça para competir e andou sempre por cima do oponente. Ao longo das cravagens foi-se arrimando e mostrou a sua característica arte e irreverência. Não só andou ligado com o toiro, através de bregas bem executadas, mas também se ligou às bancadas. Encerrou com um bom e sonoro ferro curto.

As pegas estiveram a cargo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande. Abriu as hostes André Parreira que efectuou a pega da tarde, fechando-se à barbela e não mais largando. Miguel Pires efectuou rija pega à 2ª tentativa e Nuno Pires pegou à 1ª tentativa sem comprometer.

Nota final para todos aqueles Velhos do Restelo que franziram o nariz quando viram uma corrida da Feira de S. João composta “apenas” pelos Cavaleiros locais:
Aos que foram à Corrida simplesmente para ver Talavante, a sorte trocou-lhes as voltas. A verdade é que o viram, ver o seu toureio é que foi outra história… Por outro lado, assistiram a três cavaleiros que desenvolveram lides sérias e de entrega, dignas de qualquer praça de toiros deste nosso país e capazes de ombrear com qualquer dos nomes mais sonantes da cavalaria tauromáquica nacional.
Aos que não foram: resta-lhes ouvir quem foi…

Bruno Bettencourt

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More