About

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Curiosidades Taurinas: Pasodobles em Las Ventas...

Na Praça de Touros das Las Ventas, em Madrid, não é atribuída música durante as lides. A banda apenas se faz ouvir quando um Matador ou Cavaleiro/Rojoneador dá a volta à arena como sinal de triunfo.

Este facto remonta ao dia 24 de Maio de 1939, dia da chamada “Gran Corrida de la Victoria”, primeiro festejo realizado naquela praça, depois da Guerra Civil espanhola. No cartel constavam os nomes de Antonio Cañero (Rojoneador) e os Matadores Marcial Lalanda, Vicente Barrera, Pepe Amorós, Domingo Ortega, Pepe Bienvenida e Luís Gómez, "El Estudiante". Conta a história que no decorrer da faena de Marcial Lalanda, ante o primeiro toiro da tarde, foi pedida música pelos partidários do mesmo. Apesar de se estar a assistir a uma lide monótona, por indicação da presidência da corrida, a banda interpretou o pasodoble dedicado ao referido Matador. Ao invés, frente ao quarto toiro da corrida, Domingo Ortega realizou uma faena de antologia, sem que se ouvisse qualquer nota da banda de música. Este facto resultou em ruidosos protestos dos partidários de Ortega, registando-se confrontos entre os dois grupos de apoiantes.

Para que tal acontecimento não se repetisse, daí em diante, decidiu-se que a banda permaneceria em silêncio durante as lides na Monumental de Las Ventas. Esta regra ainda hoje se mantém, tendo sido apenas quebrada no dia 16 de Novembro de 1966, numa corrida em que actuou como único Matador António Mejías “Bienvenida”. Após ter cravado 3 soberbos pares de bandarilhas ao sexto toiro da corrida, brindou a seu irmão Pepe “Bienvenida” e, com indicação da presidência, a banda de música fez soar as notas de um pasodoble.

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More