About

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Corrida Concurso de Ganaderias - antevisão

A Feira de São João – Sanjoaninas 2012 dailha Terceira abre com uma Corrida Concurso de Ganaderias locais.
  
A vertente tauromáquica das Sanjoaninas terá início no próximo Domingo, dia 24 de Junho, com a tradicional Corrida Concurso de Ganaderias na qual se discutirá a primazia das três principais divisas açorianas: as de Rego Botelho (RB), Casa Agrícola José Albino Fernandes (JAF) e João Gaspar (JG) (antes Irmãos Toste).

Cada uma das referidas casas apartou dois toiros que serão lidados pelos cavaleiros João Salgueiro, uma das principais figuras da Arte de Marialva, João Telles Junior,o novo representante da grande dinastia lusa de Ribeiro Telles e o cavaleiro local Rui Lopes.

A divisa RB, cujas reses têm pura procedência Jandilla, foi a triunfadora da passada temporada na praça lisboeta do Campo Pequeno; a ganadaria JAF, de origem Parladé, é um ferro tradicional nos festejos açorianos e a de João Gaspar (antes Irmãos Toste), de mais recente criação, está formada com animais de encaste Murube.

A Praça de Toiros Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, será novamente o cenário onde se dá lugar a um inequívoco manifesto da grande tradição ganaderada Ilha Terceira, que data do séc. XVI. Na actualidade, nesta pequena ilha açoreana, com um diâmetro de 70 kilómetros, pastam um total de quinze vacadas, cinco das quais lidam os seus produtos nos espectáculos em praça.
Ainda assim, todas destinam reses às populares e numerosas “Touradas à Corda”, festejos populares que se celebram durante a Primavera e o Verão pelas ruas das distintas localidades da Terceira.

Toiro da ganadaria Rego Botelho para a Corrida Concurso de Ganadarias
 Toiro da ganadaria João Gaspar para a Corrida Concurso de Ganadarias
Toiro da Casa Agrícola José Albino Fernandes para a Corrida Concurso de Ganadarias

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More