About

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ciclo de Tentas Comentadas este fim-de-semana


O Ciclo de Tentas Comentadas, que foi adiado no início deste mês devido às condições atmosféricas, realizar-se-á nos próximos dias 27 e 28 de Outubro.
Recorde-se que para o primeiro dia foi escolhido o Tentadero das Doze Ribeiras, estando o início marcado para as 17h00. No segundo dia de Ciclo, irão acontecer duas tentas: pelas 11h00 terá início uma primeira avaliação no Tentadero de Sta. Bárbara, encerrando-se o dia, pelas 17h00, na arena da Praça de Toiros "Ilha Terceira".
Além da tradicional avaliação no Capote, Cavalo e Muleta, este ano os aficionados poderão ainda assistir a uma demonstração/treino de Toureio Equestre e de Pegas.
Desempenharão função os matadores Manuel Escribano e Agustín de Espartinas. Os picadores de serviço serão Simão Neves e José "Faveira".  Estarão ainda presentes os Cavaleiros Tiago Pamplona, Rui Lopes e João Pamplona, assim como os Grupos de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande. Os comentários ficarão a cargo do crítico taurino Maurício do Vale.
Bruno Bettencourt

2 comentários (Dê a sua opinião):

Sou catarinense, 6a. geração de gente da Terceira p/ o Brasil. Professora da rede pública, pesquiso sobre cultura de base açoriana em Penha/SC - onde resido. Na escola realizei trabalho com alunos de diversas idades focando a participação deles na Farra do Boi. Embora muitos digam ser herança cultural daí, estudos mostram o contrário e são totalmente diferentes. Tive oportunidade de presenciar uma Tourada à Corda em Angra do Heroismo, junho de 2006, quando , a convite do Governo dos Açores,participei do encontro Raízes: do passado ao futuro. Pois bem, gostaria de saber se o senhor possui algum texto recente sobre Tourada a Corda. O trabalho realizado com alunos incluiu desenhos da farra do boi e textos. Agora preciso de material p/ embasamento. Aqui, temos um autor local, Eugenio Lacerda, q servirá de apoio. Outro tema de meu interesse é a Festa do Divino. Caso queira, envie endereço e lhe remeto alguma coisa.
Um abraço,
Maria do Carmo Ramos Krieger (o sobrenome materno Ramos é de origem
da Terceira: Laureano adotou-o pois chegou aqui Domingo de Ramos!)

Cara Maria,
muito obrigado pelo seu comentário. Posso enviar-lhe alguma da informação que tenho sobre a Tourada À Corda, assim como outros assuntos relacionados.
Agradeço tudo o que me possa enviar relacionado com os temas que referiu (Farrado boi e Festa do Divino).
O endereço de e-mail é: rabotorto.blog@gmail.com

Abraço,
Bruno Bettencourt

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More