About

terça-feira, 5 de março de 2013

Tauromaquia é Património Cultural Imaterial da Graciosa

No passado dia 25 de Fevereiro, a Tauromaquia foi declarada Património Cultural Imaterial da Graciosa.
A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa aprovou por unanimidade e aclamação a proposta que havia sido apresentada por João Cunha, presidente da da referida Assembleia e por João Bruto da Costa e Pedro Costa, lideres dos grupos do PSD e do PS respectivamente. Na base da proposta agora aprovada esteve o enraizamento que a Festa Brava demonstra ter na “ilha Branca”.
A existência desta proposta agitou a opinião pública, levando a que muitos anti-taurinos fizessem “pressão” para que a mesma não fosse aprovada. Segundo João Cunha: “A Tauromaquia não foi aprovada por unaninidade por mero acaso, nem contra ninguém. A Tauromaquia foi aprovada porque todos os membros da Assembleia Municipal percebem e perceberam que os argumentos apresentados na proposta, agora aprovada, tinham toda a razão de ser, eram verdadeiros e acima de tudo iam ao encontro da vontade de uma larga maioria de Graciosenses.”
Este é o terceiro concelho açoriano a ver aprovada uma proposta do género. Recorde-se que a Tauromaquia já havia sido declarada Património Cultural Imaterial de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, as duas cidades da ilha Terceira.

Bruno Bettencourt

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More