About

terça-feira, 25 de junho de 2013

Amadores da Tertúlia: aniversariantes e triunfadores

Para a história fica a imagem de 62 forcados fardados em plena arena. Gerações de homens que ao longo de 40 anos viveram tardes de glória envergando a jaqueta do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. João Hermínio Ferreira, cabo fundador que liderou de 1973 a 1989, António Baldaya de 1989 a 2001 e Adalberto Belerique de 2001 até à actualidade, encabeçaram, na arena, a apresentação dos homens de jaqueta enramada e barrete verde.

Das pastagens da Casa Agrícola José Albino Fernandes (JAF) vieram 6 exemplares que complicaram um pouco o desenrolar das lides. De uma forma geral saíram distraídos, parados e desligados. A merecer algum destaque o quinto e o sexto toiro, o “Soprano” (nº335, 440Kg) e o “Sacristão” (nº322, 495Kg), respectivamente, que foram crescendo de comportamento ao longo da lide proporcionando bom jogo.

João Salgueiro andou apagado frente ao primeiro toiro da ordem. O exemplar que ostentava o ferro de Falé Filipe (substituiu um toiro JAF que se inutilizou aquando da embolação) tinha nobreza, mas era andarilho e por vezes tapava-se no momento das cravagens. No segundo toiro do seu lote, o Cavaleiro de Valada do Ribatejo armou taco e ligou-se ao oponente. O “Zamorino” uma vez mais a colaborar numa lide que foi sendo palmilhada ferro a ferro até fazer vibrar as bancadas. Que coração toureiro tem este cavalo. Salgueiro despediu-se assim da Feira de S. João 2013 com uma boa lide em que andou sempre por cima do oponente.

Rui Lopes viu a sua primeira lide ser abreviada por lesão do exemplar de JAF. Até ao momento da recolha daquele que foi o segundo toiro da corrida, havia cravado 2 ferros curtos de boa nota. Frente ao quinto toiro da tarde (segundo do seu lote) rubricou aquela que foi a lide mais redonda da tarde. Tirou partido das melhores condições do oponente e foi cravando a gosto. Correcto nas bregas, entendeu o toiro que tinha pela frente e executou as viagens na medida certa. Destaque para o ferro curto com que encerrou a lide. Montado no “Violino”, citou de largo, deu primazia ao toiro, bateu ao piton contrário e ao milímetro consumou a reunião e a cravagem.

João Salgueiro da Costa teve uma passagem demasiado discreta nesta Feira de S. João 2013. Frente ao seu primeiro exemplar andou irregular na cravagem. O toiro foi decrescendo de comportamento e ganhando querenças. Salgueiro da Costa nem sempre lhe conseguiu pisar os terrenos como seria desejável. A fechar a corrida, no segundo do seu lote, sacou novamente do “Mon Cheri” e com ele lidou do princípio ao fim. Uma vez mais mostrou muita inconsistência nas cravagens. Apesar de ter procurado colocar o toiro e terrenos diferentes, nunca conseguiu romper. E quando as coisas não correm bem, tudo corre mal! Até o “Mon Cheri” teve um momento de desacerto, negando-se numa das viagens. Este último exemplar de JAF merecia melhor lide, faltou cavaleiro.

E a tarde foi sem dúvida alguma dos Amadores da Tertúlia. Abriu as hostes Marco Sousa. Fechou-se de forma limpa, ao primeiro intento, naquela que seria a última pega da sua longa carreira de forcado. Despediu-se assim das arenas um dos grandes forcados da cara nascidos na ilha Terceira. No final, volta triunfal daquele que era um dos mais humildes e ao mesmo tempo mais carismático forcado do GFATTT. A destacar ainda Paulo Evaristo, já retirado do activo, que rabejou este primeiro toiro.

Uma vez que o segundo toiro da tarde foi recolhido por lesão, coube a Álvaro Dentinho pegar o terceiro da ordem. Fê-lo ao primeiro intento com a qualidade que lhe é reconhecida. Um forcado que ano após ano se vai afirmando como um “caras” de grande qualidade.

Adalberto Belerique deu o exemplo e pegou o quarto da ordem ao primeiro intento, aguentado uma investida sonante e um aperto contra o chão. Foi bem ajudado pelo grupo que, aliás, mostrou uma grande coesão ao longo de toda a corrida. António Baldaya, anterior cabo do grupo, rabejou e bem este exemplar, arrancando forte ovação das bancadas. Quem sabe não esquece.

O já retirado Jorge Diniz deu de novo uso ao barrete e pegou ao primeiro intento demonstrando muito boa forma e a técnica que lhe era reconhecida. A rabejar esteve outro nome dos “antigos”, Rui “Picão” Silva, forcado e bandarilheiro profissional, também já retirado.

Fechou a tarde José Vicente. Aquele que é um dos homens de confiança do cabo, pegou de forma rija, à primeira, o último toiro da corrida. Da formação fazia parte António Pontes, um dos forcados da primeira geração do grupo aniversariante. Esteve também presente o já retirado Marco Fontes que apesar de magoado numa das pernas não deixou de dar o seu contributo e rabejou este último exemplar.

Foi sem dúvida uma corrida de festa e emoções que foi dirigida por Carlos João Ávila assessorado pelo Dr. Vielmino Ventura.
O GFATTT saiu da arena sob grande ovação e sob os acordes da Banda Filarmónica Rainha Santa Isabel das Doze Ribeiras que interpretou o pasodoble “Grupo De Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
 
Bruno Bettencourt

3 comentários (Dê a sua opinião):

Gostaria de deixar aqui o meu descontentamento pelo curro apresentado ontem pela Ganadaria JAF. Naquela que se diz ser a melhor feira taurina do país não é admissivel cobrar 30 e 40 euros por bilhetes e depois serem lidados Toiros que nem 400 quilos tinham. Para além de que nenhum dos toiros tinha trapio nem condiçoes para ser lidado numa praça com aquela categoria!
Na corrida de dia 22 de Junho um dos exemplares da Ganadaria JAF também não apresenta condições de lide nem de ser pegado o 2º da ordem, pois para além das visiveis características de falta de bravura, a cornea era um obstáculo ao forcado, pois o toiro adiantava o piton contrário em defesa!
Penso que a Organização de Feira dever´+a repensar seriamente o que anda a fazer e se toiros de 4 anos têm trapio é preciso apresentar estas mesmas características em praça!

Francisco Mendes

Sr. João Laranjo, pior que isso é a Organização da Feira, deixar para traz toiros com a devida apresentação (como exemplo Ganadaria Joao Gaspar), para apresentar a Ganadaria JAF.

Sr.Francisco,
Não sou conhecedor da ganadaria João Gaspar, nem da camada que este dispõe. Na verdade os exemplares de João Gaspar para além da apresentação, digna de um Concurso,tinham características que servia perfeitamente para lide a cavalo e para os Forcados! A festa tem de ter verdade e dar oportunidades a todos!
O público da Ilha Terceira é muito bom, porque um curro destes no continente so lidava o primeiro toiro e depois o público exigia o seu dinheiro!

Saudações Taurinas

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More