About

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Site pioneiro permite acompanhar touradas à corda

É lançado, amanhã, o site Azorean Tradicional Show (www.azoreantraditionalshow.com), que permite acompanhar as mais diversas touradas à corda da ilha Terceira, de forma interativa.
O site é uma ideia dos jovens terceirenses Luís Carneiro e Hugo Salvador, criadores da empresa "Ideias Globais".
Várias câmaras filmam todo o percurso da tourada e a gravação pode ser depois visualizada, de forma gratuita. "A grande diferença do nosso projeto face ao que existe no mercado, o que nos diferencia, é que as pessoas podem acompanhar a tourada toda, por completo. Espalhamos no percurso duas, três, quatro, cinco câmaras... Conforme a necessidade de cada arraial e filmamos em tempo real, com tudo sincronizado. A pessoa, quando está no nosso site, gratuitamente, pode escolher qual é a câmara que quer acompanhar, em cada instante. Ou, então, coloca a opção mosaico, que permite ver as várias câmaras em simultâneo", explicou ao DI Hugo Salvador.
"O processo é interativo. Imaginemos que o arraial é em forma de L ou de U. Temos câmaras nos vários pontos e a pessoa, quando está na Internet, pode escolher acompanhar o toiro ao longo do arraial ou ficar sempre na câmara 1, porque essa câmara está na rua de pessoas conhecidas... As várias touradas que gravamos ficam na Internet, disponíveis para quem as quiser ver", acrescentou Luís Carneiro.
Em causa estará um projeto totalmente pioneiro na área taurina. "Qualquer aficionado da festa taurina, seja em Espanha, no México ou noutro local, pode acompanhar um evento que é completamente único, autêntico e da nossa Região. O pormenor da pessoa poder ser o 'realizador' da tourada penso que é completamente pioneiro. Cada um vê o que quer, no momento que quer", afirmou Hugo Salvador.


Vários públicos
Dos pontos de vista de Hugo Salvador e de Luís Carneiro, o site apelará a vários públicos. "É para os mais diversos públicos, desde a pessoa acamada que está em casa e não pode ver a tourada da sua freguesia até a um aficionado dos Açores (já há várias touradas nas mais diversas ilhas) que quer ver as touradas terceirenses. A nossa comunidade emigrante também é um ponto forte, bem como qualquer outra pessoa que goste de touradas, pelo mundo fora", avançou Hugo Salvador.
Também veem potencial turístico. "Há um leque de aficionados que não conhece as touradas à corda, mas que gosta muito de toiros. Pode não ser aquele turismo de massas, mas, na Região Autónoma dos Açores, também não é isso que procuramos. A área taurina deve ser, na nossa opinião, explorada. Queremos que as pessoas valorizem esta tradição, ao verem a tourada à corda no site, mas também convidá-las a virem cá e a participarem", sublinhou Luís Carneiro.
O site Azorean Tradicional Show é acompanhado por uma loja on-line, que conta com peluches da imagem de marca do projeto, o "Bravo", e com jogos didáticos já lançados pela "Ideias Globais".
 
Fonte e foto: Diário Insular

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More