About

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Comunicado - Forcados Amadores do Ramo Grande

Do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande foi recebido um comunicado que abaixo se transcreve:

"Caras e caros Jornalistas,
remetemos em anexo a carta que enviamos ao Sr. Director Regional da Cultura, na qualidade de coordenador da Comissão de Tauromaquia dos Açores, solicitando a revisão do regulamento tauromáquico e composição da comissão, tendo em conta que o representante dos Grupos de Forcados, Adalberto Belerique, não tem condições de nos representar depois dos actos da última assembleia-geral da Associação Nacional de Grupos de Forcados, onde esse senhor propôs a expulsão dos Forcados do Ramo Grande da referida Associação. Ora, não podemos ser representados por quem nos quer ver expulsos.

Mais grave do que isso são as razões invocadas para tal expulsão como, por exemplo, o facto de não ficarmos no local que nos estava destinada na Praça de Toiros da Graciosa. Tal não aconteceu porque estava um calor muito forte e com a autorização do grupo mais antigo em praça e do Director de Corrida mudámos de local, durante a Tourada.

Lamentamos estas atitudes do cabo da Tertúlia Tauromáquica Terceirense que em vez de unir os intervenientes na Festa, faz tudo para dividir.

Não confundimos a história de uma instituição tão importante, com atitudes mesquinhas que envergonham as várias gerações que ali trabalharam a favor da tauromaquia terceirense.

Com os melhores cumprimentos

O Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande


Oficio enviado:


Exmo. Sr. Director Regional da Cultura



Na última Assembleia Geral da Associação Nacional de Grupos de Forcados, o Cabo da Tertúlia Tauromáquica Terceirense sugeriu que o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande seja expulso da referida Associação, invocando algumas razões que não tem qualquer razão de ser e que já foram e serão esclarecidas nos locais próprios, como é o caso do processo que está a decorrer nessa Direcção Regional sobre uma violação grosseira da Lei na organização da última feira das Sanjoaninas.

É certo que o que se passa na referida Assembleia Geral não diz respeito, nem tem de ser tido em conta por V. Exa..

No entanto, o facto de o representante dos Grupos de Forcados na Comissão de Tauromaquia dos Açores ser o Cabo do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, entendemos que depois do que defendeu na referida Assembleia Geral não tem condições para defender o nosso Grupo, nem nós nos sentimos representados por esse senhor.

Assim, solicitamos a V. Exa. que possa desenvolver as necessárias diligências de forma a permitir que o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande se represente a si próprio na comissão de tauromaquia pelas razões acima enunciadas.



Grato pela atenção dispensada a este assunto



Com os Melhores Cumprimentos"

2 comentários (Dê a sua opinião):

A Organização

Mais uma trapalhada que mancha o nome da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e a sua direção colegial. Depois da “Cosa nostra” do ano transato, entre despojar ganadeiros da terra, censurar comentadores tauromáquicos, denegrir a imagem e a honorabilidade de um grupo de forcados dessa mesma terra, só faltava mesmo, segundo o que agora se escreve, achincalhar a Açorianidade em plena assembleia geral da Associação Nacional, imagine-se, dos próprios grupos de forcados.

É obra. Só faltava mesmo que este cabo, pelas boas ações praticadas, fosse eleito membro da direção da TTT. Já o é?
Mas há mais. Com o sentido de dever que lhes é reconhecido, bem tentaram associar-se este ano a um bom nome e uma boa causa. A estratégia passa agora pela solidariedade e compaixão.

Dizem eles, os nuestros, muito ofendidos pelo comunicado da Liga contra o Cancro, que se vive numa “época de intolerância e prepotência” e de puras “convicções pessoais”. Olha que bem. Mesmo quando a Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide veio dizer-lhes, um a um, que em nenhum outro concurso de ganadarias foi utilizada a antiguidade espanhola, a opção foi e voltará a ser a moda e vontades castelhanas. Chamar-se-á a isto um ato de prepotência?

Mas também afirma, “A Organização”, que o “Sr. Presidente da Direção Nacional da Liga contra o Cancro não é dono da vontade do povo da Ilha Terceira”. Pois não, bem sabemos quem tem essa pretensão. Pelo menos no que diz respeito aos touros. Como mero exemplo, temos a Comissão Regional de Tauromaquia, onde foram “nomeados” 13 aficionados, 10 com ligação à Tertúlia Tauromáquica Terceirense onde 7 deles são membros da direção, assembleia geral e dos respetivos forcados da mesma TTT. Quantos da Tertúlia Tauromáquica Praiense? E do outro Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande? Bola!

E agora com que moral apontam o dedo a outros que tomam as mesmas medidas radicais, mas de cancros diferentes? Isso de tentar ludibriar o povo chamando-lhe ignorante e sem esboçar um sorriso não é para todos.

Porque se querem, como afirmam, “contribuir para, de forma positiva, combater este flagelo”, comecem pela própria casa. Dinheiro do povo, às centenas de milhar, para novilhadas a pé são disso exemplo. Contratar um matador por mais de 50 mil euros, para virtualizar a morte de um “ternero” é obra. Isto sim, é único no mundo e já começa a fazer parte da cultura da Terceira! Ou serão as Corridas de São João 2016 o verdadeiro espetáculo de beneficência para acerto de contas e balanços dos anos anteriores?

Mas este ano, segundo a sábia voz do (ainda) presidente da direção, a TTT através de uma sólida parceria com uma agência de viagens cloud, promove um aumento exponencial do turismo taurino na ilha Terceira. São 60! Um autocarro de 50 mais 4 smarts lotados de espanhóis ansiosos pela novilhada. Entram em que conta das contas do conto?

Numa qualquer outra terra desordeira e de um povo incivilizado, muitos destes membros de “A Organização” já tinham experimentado outra nobreza e caráter diferente da revelada pelo povo terceirense.

António D´Almeida

Caro António D'Almeida, não o conheço nem sei o que você sabe, mas tenho de lhe dizer que muita verdade foi dita beste pequeno texto que aqui publicou!
Concordo inteiramente que a Tauromaquia seja solidária e que ajude instituições e causas como a da luta contra o cancro, no entanto não posso concordar com certas medidas e princípios praticados pela T.T.T, mas isso são contas de outro ROSÁRIO!
Um Abraço

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More