About

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Corrida das Festas da Praia 2016

Os cavaleiros António Telles, Ana Batista e João Pamplona vão abrilhantar a Corrida de Toiros das Festas da Praia 2016, que decorre no dia 01 de Agosto, às 18h30, na Praça de Toiros "Ilha Terceira".

As pegas deste ano estão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores do Ramo Grande e Amadores de Lisboa, sendo estes últimos um dos grupos mais antigos do país, com diversas participações nas diferentes praças do mundo inteiro.
Em praça, estarão presentes dois toiros de três ganadarias distintas, nomeadamente a Casa Agrícola José Albino Fernandes, Herdeiros de Ezequiel Rodrigues e João Gaspar.

A corrida, organizada pelas Festas da Praia 2016, tem o apoio do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande e da Tertúlia Tauromáquica Praiense.
Para o vereador da Cultura, Tibério Dinis, “esta corrida vem enaltecer as Festas da Praia pela diversidade cultural que tem apresentado ao longo dos anos, superando as expetativas da população local e de todos os emigrantes que agraciam a Cidade com a sua presença”. “Outra das vertentes fulcrais à manutenção deste evento reside na sua sustentabilidade. A corrida de praça, orçamentada em 70 mil euros, decorre, anualmente, sem a utilização de dinheiros públicos, já que a receita corresponde à despesa, o que muito nos orgulha. A valorização da identidade praiense está patente em ações como esta”, explicou. “Este ano, a RTP Açores irá transmitir, em diferido, duas das touradas emblemáticas que constituem as maiores festas concelhias, designadamente a de Praça e a do Caminho do Cemitério, no sentido de garantir uma maior projeção da nossa cultura além-fronteiras”, referiu.

Filipe Pires, cabo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, acredita que este será um grande espectáculo taurino, demonstrando este ano uma maior aposta na promoção e valorização do toureio a cavalo. “Contamos com a presença de António Telles, considerado um ex-líbris da tauromaquia portuguesa; Ana Batista, que pela sua experiência nesta área é considerada também uma das mulheres mais conceituadas no país; e João Pamplona, cavaleiro local, representante de um casa com muita afición nesta terra. Na minha opinião, estão reunidas as condições para apresentar um espetáculo de excelência junto de quem nos visita”, referiu.

Para além de integrar a organização da corrida de praça, a Tertúlia Tauromáquica Praiense irá colaborar, em parceria com a Cooperativa Praia Cultural, na realização de três touradas à corda na Praia da Vitória. Nos dias 05, 06 e 07 de agosto estão previstas manifestações taurinas no Caminho do Cemitério, no areal da Praia dos Sargentos e também no areal da Praia Grande, respetivamente. A primeira conta com a participação de um toiro dos ganadeiros Casa Agrícola José Albino Fernandes, Herdeiros de Ezequiel Rodrigues, Rego Botelho e Humberto Filipe.
Na segunda estarão presentes seis vacas, que serão toureadas por Tiago Pamplona e João Pamplona. As pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados do Ramo Grande e do Grupo de capinhas. Associam-se a esta corrida os ganadeiros João Gaspar, Ezequiel Rodrigues e José Albino Fernandes. A terceira corrida tem a participação de quatro toiros provenientes da Ganadaria Ezequiel Rodrigues.
Segundo Francisco Godinho, representante da Tertúlia Tauromáquica Praiense, “O conjunto de ações previstas para o mês de Agosto vem dinamizar a arte do toureio. Como tal, é fundamental esta união de esforços entre entidades, no sentido de manter a qualidade e os valores taurinos”.

A Corrida das Festas da Praia será acompanhada pela Filarmónica Progresso Lajense. Os bilhetes podem ser adquiridos, a partir de Junho, no Secretariado das Festas e na loja Atlantic Souvenir, situada na rua de S. João, n.º 85.

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More