About

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Rabo Torto - Blogue Tauromáquico de regresso e para ficar!


No dia 7 de Outubro de 2006 nasceu o "Rabo Torto - Blogue Tauromáquico". Este espaço surgiu no seguimento de um sítio na internet que eu havia criado em 2004 chamado "O Sítio da Terra", que se debruçava sobre diversas temáticas da cultura terceirense. Entre essas temáticas, uma das minhas grandes paixões: a tauromaquia.

Devido à facilidade de actualização de conteúdos inerente a um blogue, e num período anterior à proliferação das redes sociais, surge então o "Rabo Torto", dedicando-se em exclusivo ao mundo do toiro e do cavalo, incidindo essencialmente sobre a realidade açoriana. Este espaço surge como um local de aprendizagem, onde cada publicação sempre me obrigou a estudar mais sobre este mundo mágico. Este espaço permite-me e permitiu-me rasgar novos horizontes (alguns dos quais nem me passavam pela cabeça!) e  com isto foi-me fazendo crescer como aficionado, dando-me uma visão mais global relativamente a todas as virtudes, mas também ao que existe de menos bom na Festa.

Naquele dia foi publicado o seguinte texto:
"Agora nasce mais um blog! Um blog que estará associado, essencialmente, a aspectos ligados à Festa Brava, mas não só. Este será um espaço sem obrigações e sem pretensões. Não se pretende que seja um local onde se encontrem grandes opiniões, críticas ou notícias (embora também possam aparecer). Aqui encontrar-se-á apenas aquilo que no momento surgir e for oportuno escrever. Fica a promessa de este espaço ser actualizado com frequência. Se tal não se cumprir, a sua existência e permanência não se justificará."

Hoje, 13 anos e 8 meses depois, a mesma premissa mantém-se. Nos últimos meses, o “Rabo Torto – Blogue Tauromáquico” foi alvo de dois bloqueios por tentativas de ataque. O último dos quais no mês de Janeiro de 2019, durando até Junho. A mesma situação já tinha acontecido em 2011. Estes bloqueios impossibilitaram a publicação de muitas e muitas informações sobre a tauromaquia açoriana. Não sou jornalista nem crítico taurino, mas como referi anteriormente, as publicações neste espaço ajudam-me a crescer como aficionado. Pode parecer uma abordagem egoísta e um pouco narcisista, mas se formos a pensar bem, os blogues são isto mesmo: pessoais!

Neste mês de Junho, mês maior para a tauromaquia açoriana, o “Rabo Torto – Blogue Tauromáquico” regressa e espero que, a haver períodos de ausência de publicações, os mesmos se devam a indisponibilidade pessoal e não a bloqueios por acção de terceiros!

Já agora, a título de curiosidade e porque muitas pessoas me perguntam o porquê do nome deste blogue, deixo aqui uma breve descrição do Dr. Leite Pacheco de 1903: “… depois da introdução do gado bravo na ilha Terceira, tornou-se indispensável a selecção de uma raça canina que dispusesse de extraordinária força física, boas aptidões olfactivas e que fosse instintivamente dominadora com o gado. Uma raça com tais características seria a ideal para o auxílio dos pastores quando tivessem que manejar o gado nas criações do interior da ilha, marcadas por superfícies acidentadas que tornavam ainda mais árduo o trabalho dos homens do mato.” Esse cão era o Cão de Fila da Terceira (vulgarmente conhecido como Rabo Torto).

Bruno Bettencourt

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More