About

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Encerramento de bom nível – Quarta corrida da Feira de S. João 2019


A edição de 2019 de Feira de S. João encerrou a bom nível: Corrida à Portuguesa onde desfilaram Cavaleiros e Forcados ao gosto da afición local.

Filipe Gonçalves repetiu a sua presença no certame abrindo com uma boa lide, sempre em crescendo. O exemplar da Casa Agrícola José Albino Fernandes (JAF, nº81, 483Kg) entregou-se bem à luta e o Cavaleiro tirou partido. Bem nas bregas e na colocação do oponente, esteve correcto nas cravagens, baseando-se essencialmente em viagens com batida ao piton contrário. A destacar o terceiro ferro curto em que faz o movimento de câmbio no último instante, dando vantagem ao toiro antes da cravagem. Com o segundo do seu lote esteve menos regular. O toiro de João Gaspar (JG, nº38, 514Kg) tinha agressividade e metia a cara bem alta no momento da reunião. Aqui, a opção dos ferros a câmbio nem sempre resultou, mas ainda assim proporcionou momentos de emoção, como aconteceu com a segunda cravagem curta. Um ferro “impossível” a aguentar o derrote do toiro, ao ponto de este lhe rasgar o forro da casaca. Gonçalves a deixar boa imagem nesta sua passagem pelo redondel angrense.

João Pamplona esteve muito correcto diante do seu primeiro oponente (JAF, nº49, 516Kg). O toiro entregou-se com nobreza e permitiu uma boa ligação com o Cavaleiro. Boa preparação das sortes e abordagens bem desenhadas, ainda que alguns ferros tenham resultado descaídos. O Cavaleiro da Quinta do Malhinha conseguiu galvanizar a assistência com o seu toureio, mostrando-se a bom nível. O segundo do seu lote (JG, nº39, 444Kg) trazia outro tipo de exigências. Entregava-se, mas carregava pouco as sortes. Lide de muito querer e a procurar romper. Agarrou o público e, com uma prestação bastante emotiva, entregou-se por completo. Uma vez mais, a mostrar entendimento, “toureria” e o facto de ser um bom equitador. A par da prestação do irmão Tiago e daquilo a que se tem assistido nos últimos anos, não fora a quantidade de mar que separa esta ilha do resto do mundo e, talvez, o nome Pamplona fosse decididamente sinónimo de figura, no panorama taurino!

Como não houve dois sem três, João Salgueiro da Costa também esteve num bom patamar. O toiro (JAF, nº30, 483Kg) tinha “bom fundo” entregando-se a toda a linha. Lide em crescendo que rompeu definitivamente a partir do terceiro ferro curto. O Cavaleiro recriou-se nas bregas e sacou o que havia no toiro. Correcto nas cravagens onde, em alguns casos, pisou terrenos de compromisso. No final da lide ressentiu-se de um toque do toiro no estribo direito. Mais tarde viria a confirmar-se uma fractura no tornozelo. Ainda assim, Salgueiro da Costa lidou o segundo que lhe coube em sorte. O toiro (JG, nº40, 588Kg) nunca se entregou verdadeiramente à lide, mostrando-se áspero e violento. Lide trabalhosa, fazendo esquecer o facto de estar diminuído fisicamente e consequentemente, montar utilizando apenas um estribo. Finalizou com um grande ferro curto a aguentar a investida alta do toiro, debaixo do braço.

A forcadagem esteve representada pelos Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Ramo Grande e Luso-Americanos. Pela “Tertúlia” pegaram Tomás Ortins, à segunda com ajudas carregadas, depois de ter saído maltratado da primeira tentativa e Francisco Matos, que com uma boa pega à primeira, quebrou o enguiço que perseguiu o grupo durante esta feira. Pelo Ramo Grande, Luís Valadão resolveu à terceira, aguentando uma fuga do toiro ao grupo e André Lourenço fechou-se à primeira com uma grande e correctíssima pega. Os Amadores Luso-Americanos apresentaram-se com o Cabo Michael Lopes que, à segunda, efectuou uma grande pega, a mostrar querer e a fazer explodir a assistência. Pelo grupo, esteve ainda em praça Manuel Cabral que, diante de um toiro violento, apenas conseguiu resolver à quinta tentativa a sesgo.

Esta última Corrida foi dirigida por Rogério Silva que foi assessorado por Vielmino Ventura. Abrilhantou a Banda da Sociedade Filarmónica Nova Aliança de São José na Califórnia.

Bruno Bettencourt
Foto: Fernando Pavão

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More