About

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

João Telles, chuva e o triunfo de S. Pedro…


Nos cartazes estava impresso o dia 5 de Agosto de 2019 e era anunciada a Corrida das Festas da Praia 2019. A chuva não deixou! Diz-se que é S. Pedro o responsável pelo tempo e pelas chuvas. Com isto a Corrida havia de acontecer no dia seguinte, 6 de Agosto… mas não por inteiro! Também no curro existiram alterações. A não inclusão de um exemplar de cada uma das ganadarias anunciadas, David Ribeiro Telles (DRT) e Rego Botelho (RB), deu lugar à inclusão de dois animais com o ferro de João Gaspar (JG).

O final de tarde estava agradável, apesar da humidade que pesava no ar. Cortesias, ao (bom!) som da Banda Filarmónica da Sociedade Recreio Lajense (a “Sociedade Velha”), e praça quase cheia para assistir às lides.

António Telles, o Mestre do toureio à portuguesa, regressou à Praça de Toiros Ilha Terceira e mostrou a razão do epíteto que lhe é atribuído. É perante as dificuldades que os Mestres se mostram em pleno. O RB (nº11, 573kg) que teve pela frente, era uma estampa! Foi-se ficando em curto, transmitindo pouco e sem carregar as sortes. O Marialva da Torrinha pisou-lhe os terrenos, carregando as sortes. Ligou-se e andou cingido nas bregas, numa lide muito correcta. A montada protestou em alguns momentos, talvez por ser menos rodada, mas com a sua veterania e boa equitação, o cavaleiro resolveu este aspecto. O JG (nº48, 456kg) perdeu as mãos no início da lide e depois perdeu a bravura também. Fechou-se em tábuas não tendo condições de lide. António, com maestria, deu-lhe a primazia nos terrenos e, apesar de haver pouco para lidar, cravou ferros de boa nota, a sesgo e junto aos curros. Nada mais havia a fazer.

João Telles procurou agarrar a assistência e o triunfo, logo de início. O exemplar com o ferro de seu avô (DRT, nº30, 458Kg) entregou-se à luta carregando e rematando as sortes com codícia. Metia, por vezes, a cara alta mas sem complicar. Lide em crescendo a tirar partido do touro e a fazer eco nas bancadas. Cravagens correctas a consentir as investidas e bregas justíssimas, a trazer o toiro na garupa, permitiram uma saída em plano triunfal. Diante do RB (nº22, 446Kg) afirmou-se em pleno como triunfador da Corrida. Um bom toiro a dar muito boa réplica e sempre ligado à montada, com ímpeto. A chuva caía sobre a arena, mas o Cavaleiro fez com que isso fosse esquecido por momentos. Após um primeiro curto de fazer parar corações, continuou transmitindo emoção. Lide e ferragem variada, finalizada com violino e palmitos. Pecou por prolongar a lide em demasia.

Com a saída à arena de João Pamplona para lidar o terceiro toiro da Corrida (JG, nº46, 478Kg), São Pedro também se quis fazer notar e assim se iniciou a chuva que se fez sentir até ao final. João esteve bem nas cravagens e escolha de terrenos. Uma lide correcta e de entrega que, só não se fez sentir mais nas bancadas, porque a assistência ainda estava a reagir à queda de água. O toiro foi-se mostrando reservado, mas não complicou. No último toiro da corrida, segundo do seu lote, havia de triunfar São Pedro. O exemplar DRT (nº28, 450Kg) ainda saiu à arena numa altura em que o piso já estava impraticável. Na primeira investida ao cavalo assistiu-se a um momento de apuro e confirmou-se a falta de condições. Corrida interrompida e toiro recolhido.

José Macedo Tomás, cabo do G.F. Amadores de Coruche, abriu o capítulo das pegas com um pegão à primeira. Reunião duríssima e viagem até bater nas tábuas. Pelos de Coruche pegou ainda Tiago Gonçalves que resolveu ao segundo intento com uma grande intervenção do primeiro ajuda. Pelo G.F.A.T.T. Terceirense foram solistas Alexandre Vieira, à primeira, aguentando a cara alta do toiro, sendo muito bem ajudado pelo grupo. Luís Sousa mostrou coração e pegou à primeira com ajudas carregadas, após várias tentativas desfeitas, mercê da não saída do toiro que havia dado tudo de si durante a lide a cavalo. Uma vez que o último toiro não foi lidado, o G.F.A. Ramo Grande apenas realizou uma pega. Rui Dinis fechou-se numa boa pega à terceira tentativa, mostrando valentia. Nota para a despedida do Forcado Filipe Lemos dos Amadores do Ramo Grande, elemento desde a fundação do grupo e um Forcado de qualidade.

Dirigiu a Corrida, com assertividade, Rogério Silva, assessorado pelo médico veterinário José Paulo Lima.

Bruno Bettencourt
Foto: Fernando Pavão

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More