About

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Santiago Domecq na Ilha Terceira




O longínquo ano de 1910 marcou o início das importações de Gado Bovino de Lide para os Açores, mais concretamente para a Ilha Terceira, influenciando de forma cabal os espectáculos taurinos enraizados neste povo a meio Atlântico. João Coelho Pacheco, abastado lavrador terceirense, beneficiou o seu efectivo com um semental continental, seguindo-lhe as pisadas ilustres ganaderos como Sieuve de Meneses, Fernandes Miranda, Diniz Fernandes, Castro Parreira, Casa Agricola José Albino Fernandes e Rego Botelho. O século XX marcou um marcado aumento da qualidade de lide das reses insulares, percebendo-se desde logo as sucessivas melhorias zootécnicas que estas importações originaram.

O mês de Outubro, no que à festa de toiros Açoriana diz respeito, fica marcado pela aquisição de um lote de vacas e semental a uma das ganaderias espanholas mais conceituadas (Santiago Domecq), por parte da ganaderia açoriana de Albino Fernandes.

As 32 vacas de ventre que chegaram à Ilha Terceia, algumas delas já com crias, têm na sua génese reatas das melhores linhas ganaderas espanholas de encaste Domecq. De referir que o semental que acompanhou este lote de fêmeas tem o nº 23, também da ganaderia de Santiago Domecq, indultado por Pepín Liria na corrida da sua despedida.

De lembrar que a ganaderia terceirense possui dois efectivos, um destinado aos arraiais de tourada à corda (criados em separado) e outro mais adequado para os festejos em praça onde este grupo de animais recém-chegado se vai inserir. Esta aquisição é um reforço na qualidade da aptidão dos animais JAF para o toureio a pé satisfazendo as figuras do toureio que pisam à arena terceirense.

Esta aposta no futuro marcará, sem dúvida, o futuro da tauromaquia terceirense no que diz respeito à manutenção da actividade ganadera na Ilha Terceira e nos Açores. Nas palavras do ganadero António Ferreira " é a aposta na linha que mais agrada nesta casa ganadera, numa aquisição de qualidade que com sorte e engenho dará cunho da boa genética que possui. Será uma forma de oferecermos ainda mais qualidade à afición terceirense no que diz respeito aos espectáculos na praça". Esta aposta é segundo palavras do ganadero " uma aposta nos festejos na Monumental Ilha Terceira (e outras praças açorianas) e também a outras praças continentais...".

Esta aposta de qualidade enche de esperança os aficionados terceirenses entusiastas da festa no seguimento da procura da melhores aptidões de lide da raça bovina de lide terceirense.


José Paulo Lima
Fotos: Nuna Nunes

Fonte: Diário Insular

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More