About

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

O Traje de Luces


O Traje de Luces é envergado pelos toureiros a pé (Matadores, Novilheiros e Bandarilheiros), tendo esta designação origem nos efeitos luminosos produzidos pela refracção da luz nas lantejoulas que os adornam. Até ao séc. XVII eram confeccionados apenas em cetim, sendo desde então e até aos nossos dias elaborados em seda e adornados com ouro e prata; sendo que o ouro apenas é utilizado pelos Matadores e Novilheiros, enquanto que a prata e seda são exclusivas dos Bandarilheiros.
A referida designação abrange toda a indumentária do toureiro desde a cabeça até ao calçado.


Sobre a cabeça é utilizada a Montera, uma espécie de chapéu confeccionado a partir de fibras semelhantes a cabelo que são enroladas numa espécie de cordel. Até ao século XIX utilizava-se também um chapéu de três bicos (semelhante ao que se observa nas gravura de Napoleão), começando-se a usar exclusivamente a Montera desde então. Na zona da nuca é utilizada a Coleta (também conhecida por Castañeta), designação castelhana para cabelo apanhado em “rabo-de-cavalo”, um costume que teve origem no séc. XVII persistindo até hoje como objecto onde se apoia a Montera, sendo postiças as utilizadas actualmente. No caso de brindar a faena o interveniente deixa a Montera nas mãos do homenageado ou no caso da lide ter sido brindada ao público esta é deixada sobre o solo na arena (de preferência com a boca voltada para baixo), sendo recolhida apenas no final da função. De referir ainda que durante as Cortesias (Paseíllo em España) a Montera é transportada na mão, no caso de ser primeira actuação do toureiro na Praça em causa, ou na cabeça para o caso de já ter actuado no ruedo em que se encontra.

Vestido na parte superior do corpo trás uma Camisa de cor branca adornada de folhos na zona peitoral. Ao pescoço é atado uma faixa de tecido, Corbatín, normalmente de cor preta ou da cor do tecido utilizado no traje, à laia de gravata. Por cima da camisa é posto o Chaleco, uma espécie de colete e a Chaquetilha, uma jaqueta curta bordada a ouro prata e seda. A Chaquetilha é uma peça da indumentária demasiado rija, pelo que possui aberturas na zona das axilas para facilitar o movimento de braços do toureiro. Sobre os ombros encontram-se as Ombreras das quais pendem borlas como adorno, os Machos. Na parte inferior do corpo é utilizada a Taleguilla, um calção justo que chega até abaixo do joelho e que é atado na parte inferior com Machos que ficam pendentes como adorno. Debaixo deste calção utilizam-se Meias de seda cor-de-rosa e sobre estas umas meias de algodão branco que facilitam os movimentos da Taleguilla sobre o corpo. Por último, as Sapatilhas, calçado de cor preta sem tacão, adornadas com um laço na parte superior, possuindo uma sola especial anti-derrapante.

Completa o traje o Capote de Paseo que embora mais pequeno e leve possui a mesma forma do capote de brega. È um dos elementos mais luxuosos do traje sendo apenas utilizado no momento das Cortesias (Paseíllo em Espanha). Sendo verdadeiras obras de arte, estes capotes são normalmente bordados a ouro e fios de seda, sendo adornados com imagens religiosas.

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More