About

sábado, 23 de dezembro de 2006

Templado - A estrela de Cavalia

Em 1993, um majestoso garanhão Puro-Sangue Lusitano de ferro Delgado (França) e de seu nome Templado, saltou para a ribalta no famoso espectáculo equestre francês Crinières d’Or (Crinas d’Oiro). No dia da sua estreia arrebatou todas as atenções do espectáculo, continuando a fazê-lo onde quer que vá.
Bonito e poderoso, com longas crinas ondulantes, este cavalo possui uma imagem que normalmente apenas é atribuída a personagens dos contos de fada. A sua aura irradia magia quando dança ao redor da arena, executando movimentos, tão graciosos como a Levada ou uma vénia, aos sinais silenciosos do seu equitador.
De acordo com os equitadores de renome Frédéric Pignon e Magali Delgado, Templado não só é um excelente executante como também é um professor excepcional.
Nascido em 1985 na Coudelaria da família Delgado, no sudoeste de França, o poldro filho de Perdigon VI foi vendido, como de costume. No entanto a família Delgado tem como política receber de volta todos os animais vendidos e cujos donos estejam descontentes, e assim alguns anos após a sua venda, o Templado foi devolvido. O cavalo com que estes se depararam era extremamente desconfiado, temendo a presença do homem. Era bastante violento, resistindo a qualquer tentativa de treino não manifestando qualquer tipo de abertura à amizade.
Passaram vários anos até que Pignon conseguisse por fim ganhar a confiança de Templado. No livro “Templado: A Star at Liberty” o equitador explica: Ele era extremamente rebelde. Via a sua liberdade como algo demasiado importante para ser sacrificada numa relação hierárquica codificada … ele não me perdoava nada. O mínimo erro, o mínimo passo em falso da minha parte, e ele imediatamente erguia uma barreira fazendo-me compreender que eu tinha desperdiçado uma oportunidade.

Conhecido em quase todo o mundo, este luminoso garanhão branco PSL, já actuou em França, Alemanha, Holanda, Itália, Espanha e Suécia. Neste momento Templado é a estrela do aclamado espectáculo Cavalia que está em tournée nos Estados Unidos e Canadá.

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More