About

terça-feira, 3 de julho de 2007

Feira de São João - Sanjoaninas 2007

A Feira de São João de 2007 em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, apresentou um cartaz de clara renovação. A aposta na juventude foi ganha. O evento integrado nas Sanjoaninas 2007, festas maiores dos Açores, contou com duas corridas mistas, uma corrida apeada e um concurso de ganadarias à portuguesa. Quatro espectáculos de bom nível. Entre os intervenientes destaque para João Ribeiro Telles Jr, na lide equestre e El Cid na lide apeada, triunfadores máximos no redondel angrense.

Na lide equestre, deslocaram-se até aos Açores: João Moura Jr., Leonardo Hernandez (filho) e o já referido jovem da Torrinha, aos quais se juntou o terceirense Tiago Pamplona.
Moura Jr. esteve superior na primeira corrida, com duas lides correctas. Na sua segunda apresentação esteve muito bem e de acordo com o apelido que carrega, no entanto não conseguiu triunfar.
Tiago Pamplona, apenas presente na segunda corrida da Feira, ombreou com Telles Jr., tendo um desempenho de menos a mais. Após uma primeira lide regular, desenha uma função bem conseguida frente a um bom exemplar da Casa Albino Fernandes.
Dos destaques na lide equestre, fica em primeiro lugar o triunfo redondo alcançado por João Jr. Após uma apresentação no dia 29 de Junho, onde ficou um pouco aquém, reaparece na última corrida com vontade de triunfar e presenteia o público com duas lides de nível extraordinário.
Pela negativa esteve Hernandez (filho), o rojoneador que aparecia nesta feira com boas referências, acabou por desfraldar as expectativas. Lides sem empenho, denotando falta de sentido toureiro a juntar a uma tremenda falta de respeito pelo público e pelos outros intervenientes no espectáculo, concedendo voltas a si próprio.
A forcadagem esteve superior. Destaque para os forcados Helénio Melo e José Vicente, do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e César Fonseca do Real Grupo de Forcados Amadores de Moura.

Para as lides apeadas: El Cid, José Luís Gonçalves (triunfador da Feira de 2006), El Capea, Eduardo Gallo e López Chaves.
El Capea apresentou-se na primeira corrida com duas lides regulares, deixando boa nota no seu segundo toiro. Deixou vontade de ser visto novamente.
A segunda corrida contou com a apresentação de López Chaves. O matador empregou-se e frente a oponentes nem sempre fáceis, consegue duas faenas de alto gabarito, plenas de entrega e toureria. Um nome de certeza a repetir.
José Luís Gonçalves abriu a corrida dedicada ao toureio apeado. Mostrou-se sem ambição no seu primeiro toureio, vindo a corrigir na lide ao seu segundo, arrancando-lhe uma lide de bom nível artístico.
De Sevilha veio o diestro que suscitava maior curiosidade por parte dos aficionados. El Cid não defraudou. Diante de dois bons exemplares de Rego Botelho (linha Jandilla) mostrou arte, conhecimento e entrega. Com duas lides que ficaram na retina, conquistou os tendidos da Monumental Ilha Terceira, saindo triunfador.
Destaque pela negativa para Eduardo Gallo. Recebeu os toiros sem convencer. Não deixa história, mercê de duas lides de plano inferior em que não demonstrou nenhuma entrega.

Das pastagens do centro da ilha vieram 24 touros em representação de quatro ganadarias: Irmãos Toste (IT), Rego Botelho (RB), Casa Agrícola José Albino Fernandes (JAF) e Herdeiros de Ezequiel Rodrigues (ER). As referidas casas trouxeram bons exemplares que cumpriram de maneira superior, excepção feita para os dois hastados de ferro ER que se apresentaram no Concurso de Ganadarias. Destaque pela positiva para os toiros: “Fundador” nº426, RB (prémio de bravura e apresentação), “Navarro” nº185, JAF, lidado por João Telles Jr. em 6º lugar no dia 1 de Julho, “Fulminante” nº443, RB, lidado por El Cid em 3º lugar no dia 30 de Junho e o “Nato” nº181, JAF, lidado por Tiago Pamplona em 5º lugar no dia 29 de Junho.

As corridas foram abrilhantadas pelas Bandas Filarmónicas da Sociedade Recreio Serretense, Sociedade Instrução e Recreio dos Artistas, Sociedade União Sebastianense e Sociedade Musical Recreio da Terra-Chã, que desempenharam com brio a sua função.

Uma palavra final de agradecimento à Comissão Organizadora da Feira de São João 2007 que gentilmente disponibilizou a entrada da trincheira para uma melhor cobertura das corridas.



Bruno Bettencourt

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More