About

terça-feira, 3 de julho de 2007

Triunfo de Telles Jr. na última tarde de toiros das Sanjoaninas 2007

Corrida à Portuguesa, Concurso de Ganadarias, é sinónimo de praça cheia em Angra do Heroísmo. A corrida do dia 1 de Julho, última da Feira de São João 2007, não foi excepção. O director de corrida Carlos João Ávila, assessorado pelo médico veterinário Dr. Vielmino Ventura, dá sinal para o toque e iniciam-se as cortesias. Para a praça saem João Moura Jr., Leonardo Hernandez (filho) e João Telles Jr. Para as pegas o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura.

Antes do início da corrida, propriamente dita, os aficionados puderam assistir a um momento pleno de emoção. Passagem de testemunho do maioral da casa de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues, João Manuel Rodrigues, para seu filho Rodrigo Rodrigues. Destaque ainda para a homenagem prestada a Guilherme Pereira, antigo bandarilheiro e terceirense de coração, que por diversas vezes se apresentou na antiga praça de São João, em Angra, ao lado de figuras do toureio equestre e apeado.

João Jr. Iniciou a função frente ao “Galhardo” dos Herdeiros de Ezequiel Rodrigues. Desde o início da lide, o toiro mostrou-se distraído, sem se fixar e de investida fraca, a roçar a mansidão. O cavaleiro de Monforte procura dar-lhe a volta e consegue cravar ferros de bom nível, procurando sempre interessar o toiro recorrendo à garupa da montada. Com vontade, Moura Jr. Consegui dar a lide possível a este ER. Na cara, Cláudio Pereira, dos Amadores de Moura, fecha-se com valentia ao primeiro intento. O segundo do seu lote ostentava a divisa verde e vermelha da Casa Agrícola José Albino Fernandes. Frente a um oponente bem apresentado que por vezes demonstrava uma investida tardia, o jovem Marialva desenvolve uma lide em crescendo. Após um primeiro curto colocado um tanto descaído, crava 3 ferros curtos de grande nível, adornando-se com piruetas na saída das sortes. Conquista as bancadas e quando lhe é pedido mais um ferro, recorre a uma primeira série de 3 ferros de palmo, dos quais apenas crava dois e “à violino”. Cai no exagero e inicia uma segunda série com mais dois violinos de palmo, que com a emoção transmitida, parecem encobrir (essa sim espectacular) a ferragem que tinha colocado segundo a cátedra. Na pega, Leonardo Gonçalves da Tertúlia Terceirense fecha-se numa grande pega à segunda tentativa, após ter sofrido violento derrota na primeira.

Leonardo Hernandez repetiu o pobre desempenho que teve na primeira corrida da Feira. Em primeiro lugar lidou um exemplar da ganadaria de Rego Botelho, que pesando 555kg, apresentava uma volumetria excessiva para o esqueleto. Apesar da sua locomoção ficar um pouco condicionada pelo seu peso, este “Hortelão” mostrou-se de boa nota e grande nobreza. Hernandez filho recebeu-o com uma lide sem história. Ferros mal cravados, passagens em falso, pouco sentido toureiro. João Pedro Ávila dos Amadores Terceirenses fecha-se com galhardia à segunda. Na primeira tentativa é atirado por terra, resultado da investida por baixo do toiro. Volta para o forcado, usurpada pelo cavaleiro. Uma vez mais este jovem espanhol demonstrou que o que lhe falta de entrega durante a lide, sobra-lhe em descaramento aquando da volta à arena.
Para a sua última apresentação, na Feira deste ano, o rojoneador recebeu o “Aladino”, que tal como o seu irmão de camada, se mostrou distraído procurando as tábuas. Leonardo consegue, por algumas vezes, colocar o toiro para cravar dois bons ferros curtos, não se furtando no entanto a toques na montada aquando da saída das sortes. Recorre a um violino de palmo para rematar uma lide que não convence. Salta a trincheira César Fonseca, dos Amadores de Moura, que bem ajudado pelo grupo, se fecha na cara do oponente à 2ª tentativa.

João Telles Jr. toureou aqueles que seriam os melhores toiros da corrida. Confirmando o título de universidade equestre, atribuído à Herdade da Torrinha, o cavaleiro fez esquecer as suas lides na segunda destas Sanjoaninas. Recebe em primeiro lugar um grande exemplar de ferro RB, ao qual administra uma lide de alto nível. Mostra conhecimento e sentido toureiro. Brega, escolhe criteriosamente os terrenos e crava a seu belo prazer. Destaque para o seu terceiro ferro que crava ao estribo e arranca forte ovação da bancada. Termina a lide com um violino seguido de palmito, a este exemplar que se demonstrou pleno de bravura, investindo de pronto do início ao fim da lide. Valter Rico de Moura fechou-se em rija pega à córnea, ao segundo intento. Sentindo o triunfo, o jovem Telles recebe o “Navarro” de ferro JAF com um bom ferro comprido. Ante este belo exemplar, que foi demonstrando um crescendo de bravura ao longo da lide, o cavaleiro crava três ferros curtos, que são preparados, colocados e rematados ao mais alto nível. Agarra o público que se lhe rende, levantando-se para forte ovação, após rematar a lide com um violino e dois ferros de palmo. Estava mais que assegurado o triunfo na Feira de São João de 2007. E se a lide era de triunfo, foi encerrada da melhor maneira possível. Helénio Melo da Tertúlia Tauromáquica Terceirense este magistral. Fecha-se à córnea com grande arrojo, sendo levado pelo grupo dentro até às tábuas, naquela que seria a pega da tarde. Fechou com chave de ouro a Feira de São João de 2007. Nota positiva para o cavaleiro, que após ser elevado em ombros para uma segunda volta à arena, opta por apear para percorrer o redondel angrense em igualdade de circunstâncias com o forcado da cara.

O júri composto por João Carlos Aparício, João Mascarenhas e Rui Bento Vasquez, deliberou (e bem!):

PRÉMIOS:
- Melhor Apresentação e Prémio de Bravura:
“Fundador” nº426 da ganadaria de Rego Botelho, terceiro da tarde, lidado por João Telles Jr.

- Melhor lide equestre “Troféu Ricardo Jorge”:
João Ribeiro Telles Jr.

- Melhor pega “Troféu Tomás Borba”:
Helénio Melo do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Bruno Bettencourt

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More