About

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande

No passado dia 7 de Agosto, a Monumental “Ilha Terceira” acolheu a Corrida de Apresentação do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande (GFARG), sem dúvida um dos pontos altos da época taurina nos Açores. Esse evento ficou ainda marcado por fazer regressar a Festa Brava às festas maiores do concelho da Praia da Vitória, berço do novel Grupo. Após a emocionante corrida, que certamente ainda permanece na retina daqueles que encheram a rainha das Praças açorianas, e que “inaugurou” aquele que é o mais novo grupo de forcados do panorama taurino, é chegada a altura de dar a conhecer um pouco mais dos rapazes do Ramo Grande, através de uma conversa com o Cabo Filipe Pires.

- Quando e como surgiu a ideia de formar o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande?
A ideia surgiu durante as festas da Praia 2006, em que um se virou para os outros e disse “já somos tantos que dá para formar um grupo de forcados, vamos formar um grupo”. E assim foi, dois dias depois andavamos nós a pegar vacas.

- O Grupo está ligado a algum organismo, como é o caso da Tertúlia Tauromáquica Praiense, ou é independente?
O GFARG é totalmente independente, tendo já a sua associação legal, e de responsabilidade dos seus associados.

- Quantos elementos compõem o grupo?
O grupo neste momento conta com cerca de vinte e nove elementos, mas com tendência para aumentar, uma vez que tem havido muito procura por parte de jovens que gostam e querem contribuir para a Festa dos toiros na nossa Ilha.

- Todos naturais do concelho da Praia da Vitória?
Temos elementos de várias Freguesias de ambos os concelhos da Ilha.

- Foi difícil conseguir a adesão dos elementos?
De modo algum, a adesão foi feita quase sempre através da amizade, isto é, um traz um amigo outro traz outro e por ai fora.

- Algum dos elementos do Grupo possuía experiência como Forcado?
Experiência como forcado apenas um (André Parreira), que pertenceu ao Real Grupo de Forcados Amadores de Moura.

- Quem tem orientado os treinos do Grupo?
Os treinos do grupo no seu início foram orientados pelo Duarte Bettencourt que nos ajudou imenso e nos fez evoluir como homens e como forcados. A partir de certa altura comecei eu em conjunto com o Duarte, e neste momento sou eu que efectuo os treinos.

- Quando começaram a treinar?
Começámos em Agosto de 2006 com treinos semanais, efectuamos umas férias em Agosto deste ano e já em Setembro começámos a preparação para a próxima época. Treinando semanalmente com taurina e sempre que possível com gado.

- Têm tido apoio das ganadarias locais?
Sim, tem sido fundamental para nós os treinos com gado e só com o apoio e boa vontade dos ganadeiros é que se torna possível a realização desses treinos. Desde já deixo aqui um agradecimento a todos os ganadeiros, bandarilheiros, emboladores e cavaleiros que nos acompanham nos nossos treinos.

- Qual a relação com o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense?
Temos uma boa relação, visto que existe grandes amizades entre vários elementos dos dois grupos.

- Como é que a aficion local tem encarado o aparecimento deste novo grupo?
Acho que tem encarado de forma muito positiva, e é muito gratificante verificar o orgulho e carinho que as pessoas nos transmitem. Penso que foi uma via muito importante para despertar a aficion praiense,que se encontrava algo adormecida.

- Expectativas para a próxima temporada?
Em primeiro lugar conseguir pertencer á ANGF (Associação Nacional de Grupos de Forcados), para podermos pegar com todos os grupos associados. Em seguida será aumentar o número de corridas realizadas, isto com uma melhor preparação ao longo do ano para estarmos à altura das expectativas e realizar uma boa temporada.

- Por fim, quais os nomes dos Forcados Amadores do Ramo Grande?
Filipe Pires, Filipe Lemos, Francisco Toste, Nuno Pires, Manuel Pires, Miguel Pires, Ruben Monteiro, César Pires, Miguel Toste, Hugo Rico, Hugo Neves, Leonardo Envangelho, Alexander Rocha, Valter Silva, Luís Fagundes, Bruno Pires, Berto Messias, Bruno Messias, Dinarte Pavão, Rui Costa, Bruno Anjos, Francisco Xavier, Tiago Pinheiro, Adriano Lima, André Parreira, Cláudio Oliveira, Fernando Martins, Vítor Martins, Marcelo Ourique.

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More