About

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

A Ferragem

Em tauromaquia o termo Ferragem é atribuido às hastes de madeira, de diferentes tamanhos, ornamentadas com papel de seda e flores, tendo numa das pontas um arpão que se crava no toiro.

Segundo o Regulamento do Espectáculo Tauromáquico (Decreto Regulamentar nº. 62/91 de 29 de Novembro) em vigor, podem ser utilizados os seguintes tipos de ferragem:

Bandarilha - deve medir 70 cm de comprimento, ser enfeitadas com papel de seda de variadas cores e rematadas com um ferro de 8 cm, com um arpão de 4 cm de comprimento e 2 cm de largura;

Ferro Comprido - Deve medir 140 cm de comprimento e possuir decoração e arpão idêntico ao da Bandarilha. Este deve partir de modo a que uma haste de 35 cm fique presa ao touro e o restante na mão do cavaleiro;

Ferro curto - Deve medir 80 cm de comprimento e possuir decoração e arpão idêntico ao da Bandarilha.

O regulamento estipula que as bandarilhas a colocar a duas mãos pelo cavaleiro devem medir 90 cm de comprimento.
Na lide de Garraios e Vacas a ferragem tem as mesmas dimensões excepto o arpão, o qual não pode exceder 3 cm de comprimento por 1 de largura.

É ainda usual a utilização de ferros de palmo ou palmitos, com cerca de 25 cm de comprimento.
As dimensões da ferragem em Espanha é distinta de Portugal. Nos Estados Unidos da América o arpão é substituido por um "velcro" que se fixa a uma almofada previamente colocada sobre o morrilho do toiro.
O fabrico das Bandarilhas compete ao embolador de serviço sendo distribuídas aos moços de espadas após inspecção por parte do Director de Corrida.

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More