About

segunda-feira, 17 de março de 2008

Grupo de Forcados Académico "Tremores de Terra" treina na ilha Terceira

O Grupo de Forcados Académico “Tremores de Terra” aproveitou o início das férias da Páscoa, e o regresso dos seus elementos a casa, para efectuarem um treino na ilha Terceira. No passado dia 16 de Março, rumaram à praça de tentas do aficionado Paulo Jorge Pimentel para, em alegre convívio, efectuarem algumas pegas tendo em vista a tradicional Garraiada da Queima das Fitas de Coimbra, que acontece na Monumental da Figueira da Foz. Apesar das dificuldades impostas pelo exemplar que foi posto à disposição, foi um fim de manhã onde a camaradagem e a boa disposição estiveram presentes. Uma vez que se trata de um grupo de forcados peculiar, o treino decorreu de forma pouco usual, começando por um aquecimento feito através da perseguição de alguns vitelos presentes no local e passando pelo investido peão de brega que se serviu de um tradicional guarda-sol em vez do convencional capote.
A conversa mantida com Jason Dinis e Rui Lourenço, actual e anterior cabo do grupo respectivamente, permitiu saber um pouco dos 25 anos de existência daquele que é o mais antigo grupo de forcados existente na região de Coimbra. Os “Tremores de Terra” são um grupo fundado por estudantes açorianos que cursavam em Coimbra, fruto da amizade que os unia, o amor à festa brava e as saudades de casa. Quando se fala em fundadores, surgem os nomes de Brito do Rio, José Carlos Valadão e outros. Assumem-se como um grupo de amigos que apesar dos poucos conhecimentos técnicos tentam manter a filosofia que esteve na sua formação. Apenas saltam à arena uma vez por ano, pegam um dos toiros que é lidado na referida Garraiada da Queima e contam com um sorriso que apenas faltaram uma vez porque lhes “falharam com o transporte”.
Com o passar dos anos muitos foram aqueles que vestiram a camisa deste grupo (aqui não falamos em jaqueta porque não a usam), não só naturais da aficionada ilha Terceira, alguns deles já forcados, como também das restantes ilhas. De alguns anos para cá o grupo tem contado com a colaboração do Grupo de Forcados da Escola Agrária de Coimbra, com quem por vezes partilham os treinos. Este ano uma vez mais o grupo açoriano de Coimbra estará presente no redondel figueirense.

Veja a galeria de fotos:
Grupo de Forcados Académico "Tremores de Terra"

Bruno Bettencourt

1 comentários (Dê a sua opinião):

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the MP3 e MP4, I hope you enjoy. The address is http://mp3-mp4-brasil.blogspot.com. A hug.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More