About

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Bom nível na Corrida de São João

A Monumental “Ilha Terceira” acolheu mais de meia casa para assistir às lides de Juan Bautista, Daniel Luque e Joselito Adame. Os toiros vieram das pastagens da Caldeira do Guilherme Moniz da casa de Rego Botelho (linha Jandilla).

Juan Bautista recebeu o primeiro da ordem, nº 455 495kg, com uma bonita série de Verónicas. Á arena saiu ainda Daniel Luque que igualmente provou o toiro através do mesmo passe. Após cravagem das bandarilhas, assistiu-se ao desenrolar de uma grande lide de muleta. Começando por duas profundas séries de derechazos, arrima-se e saca duas séries de Naturais que chegam aos tendidos. Bautista andou artista frente a este “Jopeo”. O toiro respondia bem ao cite e investia de pronto. O diestro francês terminou a faena prescindindo do estoque e citando por manoletinas de grande efeito. A aplicação de Bautista manteve-se no segundo do seu lote. Ajoelha-se e desta forma lanceou o nº457 “Mexicano” por Verónicas. Novamente partilha o tércio com Luque que se adorna com vistosas Chicuelinas. O primeiro tércio é finalizado pelo Matador de Arles com Chicuelinas rematadas com uma larga. Novamente com a muleta, Juan Bautista esteve superior. Lanceia por ambos os lados, aplicando uma lide templada a um exemplar que cumpriu bem a sua função, apesar de por vezes denotar alguma falta de força. Uma vez mais a lide foi encerrada com Manoletinas.

Para Daniel Luque estavam reservados o 2º e o 5º da ordem. Recebeu o seu primeiro, nº460 475Kg, por Verónicas. Joselito Adame completou o tércio com vistosas Chicuelinas. Cedo se notou que além de distraído, se estava perante um manso que procurava defender-se em tábuas. Ainda assim, o Matador consegue sacar-lhe uma boa série de Derechazos, toureando depois pela esquerda. Luque andou por toda a arena com este “Hechizo”. Andou esforçado e mostrou-se trabalhador. Não facilitou e conseguiu espremer a réstia de bravura que o toiro tinha. Melhor saiu o nº471 540Kg. Através de uma série de Verónicas bem templadas, o sevilhano arranca alguns “Olés” das bancadas. Seguiu-se-lhe Joselito Adame por Gaoneras. Com a muleta surgiram Derechazos, Naturais e Pedresinas. Apesar do toque sofrido, traz o hastado embebido na flanela e mostra um toureio templado e pragmático. O toiro respondia bem e investia de pronto. Novamente Luque andou de praça a praça mostrando querer e andando por cima do oponente.

Joselito Adame também contribui para a acesa disputa que se assistiu no redondel angrense. Inicia a lide por Verónicas, vindo a ser desarmado pelo nº463 da divisa azul e branca. Juan Bautista, com que partilhou o tércio, lanceou com tímidas Navarras. Nas bandarilhas o matador mexicano esteve bem, deixando 3 pares no morrilho do “Trovoada”. Após uma boa série de Derechazos, Adame tentou sacar alguns Naturais que resultaram algo desligados, mercê da investida tardia e por vezes brusca do seu oponente. Adorna-se com múltiplos muletazos e encerra a lide, acusando talvez a falta de rodagem causada pela recente período de coalescência. No seu segundo toiro, nº464 475Kg, o natural de Aguascalientes esteve melhor. Mostra que está na luta pelo triunfo e após os lances de Verónicas com que recebe o “Indiano” delicia os presentes com espectaculares Lopecinas. No segundo tércio esteve pouco feliz. Já com a muleta esteve bem. Recebe o toiro no centro da arena e saca lances pela direita. Entende o produto que tinha pela frente e toureia por ambos os lados com passes bem mandados. Esteve toureiro. Prolongou a lide um pouco mais do que o desejável. Pela frente teve um grande oponente. O toiro humilava e empregava-se sempre que solicitado, uma máquina de investir por ambos os lados. Pena ter quebrado nos derradeiros momentos da lide.

No final o prémio para a Melhor Lide Apeada foi entregue a Juan Bautista pela lide do 1º da tarde.

Falta, muita falta fez a Sorte de Varas a alguns exemplares desta corrida, que contando apenas com a presença de Matadores, é caso raro no nosso país.

Dirigiu, sem problemas, o Sr. Carlos João Ávila que foi assessorado pelo Dr. Vielmino Ventura.

Bruno Bettencourt

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More