About

domingo, 22 de junho de 2008

Começou a Feira de São João de 2008

Emoção e susto marcaram aquela que foi a primeira Corrida da Feira de São João de 2008 no dia 21 de Junho. Poucos minutos depois das 18h30 iniciavam-se as cortesias na Monumental “Ilha Terceira”. Os mais de ¾ de casa assistiram às lides dos cavaleiros João Moura Jr., João Telles Jr. e Rui Lopes e do matador Javier Valverde. Para pegar o curro de 7 toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes, o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Javier Valverde recebeu o primeiro da ordem, nº211 de 445kg, com uma série de vistosas Verónicas seguidas de Chicuelinas. Após o segundo tércio, brinda ao público e desenha 2 boas séries de Derechazos. Explora o melhor lado do toiro e através de Naturais desenvolve uma lide agradável mas sem compromisso. Termina com algumas Manoletinas. Fica a sensação que mais e melhor podia ter sido feito com este bom exemplar de nome “Olhão”. No segundo do seu lote, nº201 500kg, limitou-se a uma curta série de Verónicas sem história. Com a muleta inicia uma série de Naturais templados. Apesar do matador salmantino procurar melhorar o pouco que havia feito na primeira lide, faltou-lhe toiro para que pudesse levar a sua avante. Este “Ofusco” revelou-se parco de forças e de investida tardia. Valverde terminou a lide com série de Derechazos.

João Moura recebeu o nº202 montando o “Sta. Bárbara” no qual crava dois bons ferros compridos. Após troca de montada, sai com o “Dinis” com o qual desenhou uma lide que foi crescendo. Crava 3 bons ferros curtos. Perante um toiro que não se fixava, Moura andou bem na brega procurando o interesse do oponente. Já com o “Mustaça” encerra com violino seguido de um “palmito” à meia volta. Com o 6º da tarde, o cavaleiro de Monforte andou mais discreto. Após a cravagem dos compridos, saca do cavalo “Horizonte” e com este deixa 2 ferros curto no morillho do toiro “Ojeda”, nº210, 445kg, exemplar que foi decrescendo ao longo da lide. Já com o “Dinis” crava um bom ferro curto. Após ter-lhe sido concedida autorização para a cravagem de mais 1 (um) ferro crava 3 (três!). Deixa um violino algo traseiro, ao qual se seguiram 2 ferros de palmo.

João Telles esteve bem diante do nº209 da Casa JAF. Frente a um toiro que se mostrou andarilho e distraído, cravou 2 compridos e com o “Ojeda” iniciou uma série 4 ferros curtos que depressa chegaram às bancadas do redondel angrense. Abre o quarteio na medida certa e consente a investida do toiro. Destaque para o primeiro ferro da série, ao estribo. Encerra com o seu violino rematado com ferro de palmo. Na lide do seu segundo toiro havia de chegar o momento de maior tensão da corrida. Montando o “Oriente” enfeitou o nº197 “Nylon” da divisa verde rubra com dói bons ferros compridos. O toiro foi dando boa réplica ao longo da lide, mostrando-se voluntarioso no momento da investida. No “Trocadilho” o cavaleiro da Torrinha cravou três ferros de boa nota, numa lide esforçada. Quando se preparava para encerrar a lide com a égua “Tarouca”, e enquanto bregava, a montada escorrega dos membros anteriores caindo em cima de João Telles. O cavaleiro ficou inanimado após a queda aparatosa vindo apenas a recuperar os sentidos já na enfermaria da praça. Felizmente e tanto quanto foi possível apurar, tudo não passou de um valente susto.

O cavaleiro Rui Lopes apresentou-se pela primeira vez na Feira maior da sua terra. Com o “Pincel” recebeu e cravou os compridos no nº213 “Ortivo”. Acusa algum nervosismo no início da lide e sofre repetidos toques na montada. Após troca para o “Quarteio”, crava um bom ferro curto e mostra mais tranquilidade. O toiro foi-se demonstrando tardio e curto na investida ao longo da lide. O cavaleiro terceirense assim não o entendeu e recorreu a cambiadas que ao serem demasiado afastadas permitiram que os ferros fossem colocados a cilhas passadas. Com o cavalo “Açúcar” corrige a situação encerrando a lide com um bom ferro curto.

Tarde de emoção para os Amadores da Tertúlia T. Terceirense. Helénio Melo pegou à primeira o segundo da tarde, numa fechando-se com querer à córnea. Jorge Ortins em tarde de despedida emocionada, pega ao segundo intento numa boa pega. Mais um forcado que ficará na história do Grupo da Tertúlia. Leonardo Gonçalves fechou-se bem na cara do 5º, à segunda tentativa. Grande pega a de Marco Sousa ao 6º da ordem assim como a de Décio Dias ao último da corrida.

A dirigir a corrida esteve o Sr. Carlos João Ávila assessorado pelo Dr. Vielmino Ventura. Nota para a falta de uniformidade de critérios na atribuição de música durante as lides, simplesmente incompreensível.

Bruno Bettencourt
Galeria fotográfica
Corrida Mista - Feira de São João/2008

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More