About

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Toureio a Cavalo: de Caras e ao Estribo

A história do Toureio a Cavalo está feita de evolução, à medida que o cavalo e o toiro foram apresentando transformações, sobretudo, em termos de capacidade dos primeiros, fruto do progresso da equitação; e em termos de comportamento dos segundos, graças ao avanço da genética.
No início do Século XX equacionava-se a possibilidade de cravar os ferros “De Caras”. Essa é hoje, uma possibilidade absolutamente superada.
Por outro lado, há escritos que questionavam a viabilidade de cravar os ferros em sortes ao “Piton Contrário” ou a “Câmbio”. Hoje essa é também uma questão completamente ultrapassada.
Em suma, são realidades de duas épocas separadas por 100 anos…

Para mim, cada sorte tem o seu valor: consoante as características do toiro, se se espera que arranque ou se se toma a iniciativa de ataque, os terrenos em que é executada, em tábuas, nos tércios ou nos médios, a proximidade ao adversário, a velocidade com que é efectuada, a posição cavalo/toiro no momento da reunião, etc, etc, etc…
Porém, na minha opinião, a sorte “De Caras” é a que apresenta maior dificuldade e, por lógica, a que oferece maior mérito.
O cite é a parte inicial de qualquer sorte. O cavaleiro deve colocar-se frente a frente com o toiro e deixar-se ver. Posteriormente, deve avançar com rectidão, num corredor formado, imaginariamente, por duas linhas paralelas, que saem dos pitóns do toiro até ao peito do cavalo. No momento oportuno, deve iniciar um movimento lateral para a esquerda, chamado de quarteio.
Ou seja: Quanto mais recto o cavaleiro caminhar em direcção do testuz do toiro; quanto maior for a proximidade entre o cavalo e o toiro; quanto maior domínio existir no impulso; quanto mais imperceptível for o quarteio; e quanto mais apertada for a distância entre os antagonistas no momento da reunião, maior valor tem a sorte!
Servem de apoio à minha “teoria” as palavras conhecedoras de Fernando de Sommer D’Andrade, que transcrevo com a devida vénia:
“Ora esta é a única sorte em que todos os tempos têm que estar bem presentes para sair perfeita; é a de maior risco, a mais difícil de conseguir por parte do homem e do cavalo, de acertar com o ferro, de encontrar toiro com moral para a suportar, porque também é a única em que o toiro não vê o cavalo a fugir-lhe, mas, pelo contrário, a investir também com ele, a atropelá-lo, e, por conseguinte, é nesta sorte onde ele, por vezes, se encolhe, faz o estranho que leva os artistas a falharem quantos dos que poderiam ser os seus melhores ferros” (…) “A sorte do toureio equestre é a sorte de caras. As outras podem ser devido à sorte. De facto a ser de caras é a única em que o espectador pode prever, rigorosamente, o seu traçado e, por isso, julgar se o cavaleiro a conseguiu ou não, ou, o que é o mesmo, determinar o melhor cavaleiro e o melhor toureiro pela maior frequência com que consegue praticá-la.”

Em relação à reunião, julgo essencial sublinhar que é o momento mais importante de qualquer sorte. É a reunião que define um bom e um mau ferro. Para a haver é necessário que os dois concorrentes à reunião marchem ao encontro um do outro. No momento de cravar, as espinhas dorsais dos dois animais devem fazer um ângulo agudo (menos de 90º) ou recto (igual a 90.º). A reunião deve acontecer com o toiro humilhado à altura do estribo, momento em que o cavaleiro deve cravar o ferro com toda a verticalidade. O remate é a parte final de qualquer sorte. É o acto de consolidação da mesma.
Neste capítulo específico volto a recorrer ao testemunho de Fernando de Sommer d’Andrade:
“A reunião é o momento culminante de todo o toureio, o momento mais difícil, o mais emocionante, o mais perigoso, aquele para a preparação do qual tende toda a lide; o momento que, afinal, é tudo em toureio.”[...]

Catarina Bexiga in
Sol e Sombra

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More