Realizou-se, nesta tarde de 31 de Janeiro, a final do IV Certamen del Rejoneo de Atarfe. Em praça estiveram presentes, a cavalo, José António Mancebo, Francisco Palha e Juan Manuel Cordero. As pegas estiveram a cargo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande e Amadores de Redondo. Em disputa estava o troféu "Rojão de Ouro" para melhor cavaleiro/rejoneador, frente a toiros de Los Millares.Diante de uma praça cheia, Francisco Palha sagrou-se vencedor deste IV Certamen, tendo desenhado lides de bom nível artístico (duas orelhas no seu primeiro e uma orelha no segundo), frente a dois toiros que apresentaram muitas dificuldades de lide. Com maestria, Palha foi pondo nos toiros a bravura que lhes faltava. O marialva recriou-se com sortes frontais escolhendo sempre os terrenos mais adequados, demonstrando assim o poder do toureio à portuguesa. No final, além do ambicionado "Rojão de Ouro", recebeu a não menos ambicionada poldra "Alhambra" filha do célebre "Trincherazo". Esta exemplar, com ferro de Diego Ventura, foi oferecida pelo próprio Rejoneador luso-espanhol, que alliás havia vibrado imenso durante as duas lides do Cavaleiro português.
Os rapazes do Ramo Grande estiveram uma vez mais em evidência, confirmando-se como triunfadores da edição deste ano do Certamen del Rejoneo. André Parreira fechou-se à 1ª tentativa numa rija pega ao segundo toiro da tarde. Na cara do quarto toiro, igualmente à 1ª tentativa, César Pires fechou-se de forma poderosa com a garra que lhe é característica. Manuel Pires após ter sofrido duro derrote na 1ª tentativa, fecha-se à segunda sendo muito bem ajudado pelo grupo.
Bruno Bettencourt


Tourada dos Estudantes, Carnaval de 1971, Praça de Toiros de S. João, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira
Hoje, dia 31 de Janeiro, pelas 16h00 (hora dos Açores), o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande irá estar presente na final do IV Certamen de Rejoneo de Atarfe.



Encontra-se disponivel no mercado um trabalho em DVD que procura abordar o mundo do toiro, através dos aspectos que muitas vezes passam despercebidos à maioria dos aficionados.

Contradizendo os nomes que circulavam entre a aficion terceirense (e não só!), Miguel Angel Perera será a principal figura do toureio apeado a estar presente na Feira de S. João 2010.
Após o anúncio da possibilidade do Cavaleiro Rui Fernandes integrar os carteis da Feira de S. João 2010, chega agora a confirmação num comunicado do gabinete de imprensa do Marialva da margem sul do Tejo.
Hoje, dia 7 de Janeiro, pelas 20h00, a Comissão de Tauromaquia das Sanjoaninas 2010 irá apresentar o cartel da Feira de S. João de 2010, no Centro Cultural de Angra do Heroísmo.