About

terça-feira, 9 de março de 2010

RB's no Campo Pequeno em 2011

O ano de 2011 marcará a estreia da divisa Azul e Branca da prestigiada ganadaria açoriana de Rego Botelho no continente português, mais precisamente na arena do Campo Pequeno.
Neste momento pastam na Herdade do Zambujeiro, em Évora, 9 exemplares que após ligação marítima com origem na ilha Terceira, aportaram no Porto de Lisboa.
A permanência dos toiros em solo continental, durante um ano, possibilitará uma melhor adaptação dos mesmos, assim como o seu perfeito restabelecimento após uma viagem que é bastante debilitante.
Fundada em 1953, através da aquisição de reses de Castro Parreira, a ganadaria é aumentada com vacas de José Dinis Fernandes e um semental da ganadaria de Pedrosa em 1960. Posteriormente, em 1979, são adquiridas vacas e sementais das ganadarias de Ribeiro Telles e depois de Rio Frio e Lupi (1989), assim como sementais das ganadarias de Oliveira Irmãos e Brito Paes.
Finalmente em 1993 são adquiridas vacas de Simão Malta e de Jandilia, juntamente com sementais desta última divisa.
Inscrita na Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide. Sigla do Livro Genealógico: 8.AP.082-PTB, tem como antiguidade 21/06/1964 (Angra do Heroísmo).
De recordar que ostentava o ferro desta ganadaria o “Guarda” nº474 (530Kg) que possibilitou a El Juli um triunfo redondo na Feira de S. João 2010, possibilitando a que se assistisse a uma das mais sublimes faenas que alguma vez se desenrolaram em praças açorianas e nomeadamente na Praça de Toiros “Ilha Terceira”. O toiro era de uma entrega fenomenal, pleno de nobreza e bravura, excepcional.

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More