About

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

II Fórum Mundial da Cultura Taurina - Sessão de Abertura

Uma vez mais, a ilha Terceira é centro da Tauromaquia Mundial. O II Fórum Mundial da Cultura Taurina iniciou-se ontem, dia 26 de Janeiro, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
A sessão de abertura contou com as intervenções de Arlindo Teles (Presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense), Sofia Couto, presidente do município angrense e Jorge Bruno, Director Regional da Cultura. Arlindo Teles defendeu uma maior afirmação da Festa através da sua divulgação. Afirmou que apenas com uma comunicação adequada se poderá quebrar as barreiras existentes entre a Festa Brava e aqueles que não a compreendem e/ou perseguem. O enquadramento de Angra do Heroísmo enquanto cidade taurina foi feito por Sofia Couto. A autarca incidiu sobre todas as particularidades que marcam a coexistência do povo angrense com a Festa e os Toiros. Por seu lado, Jorge Bruno referiu a importância da realização deste fórum enquanto veículo de consolidação da tauromaquia, funcionando igualmente como promotor do turismo de congressos ao nível local.
Posteriormente foram chamados a intervir o director do jornal “Açoriano Oriental”, Paulo Simões e o ex-Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle. Uma vez mais foi enfatizada a necessidade de fazer chegar a informação taurina aos meios de comunicação sociais generalistas. Paulo Simões alertou ainda para a necessidade de haver uma maior ligação entre todos os agentes da Festa e a comunicação social. Elísio Summavielle, numa alusão aos ataques que têm sido feitos ao mundo taurino, fechou a sessão defendendo que o homem não pode viver “cheio de si próprio”. Esta atitude, nas suas palavras, é um entrave à expansão cultural e à liberdade.

Bruno Bettencourt

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More