About

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Salgueiro triunfa nas Sanjoaninas perante praça cheia

Praça cheia no tauródromo da Ilha Terceira, estiveram em praça os cavaleiros João Salgueiro, Joao Telles Jr. e o terceirense Rui Lopes. As Ganadarias pertenciam às divisas da Casa Agrícola José Albino Fernandes, Rego Botelho e João Gaspar (antes Irmãos Toste). Em disputa estavam os prémios de melhor lide, melhor pega, melhor apresentação e melhor toiro.  

Abriu praça o cavaleiro João Salgueiro que se apresentava pela primeira vez esta temporada, devido à recuperação de uma lesão e por opção própria de iniciar a temporada mais tarde. Começou por lidar um bom toiro da ganadaria José Albino Fernandes de 500 kg, que viria a vencer o prémio bravura. O cavaleiro recebeu o toiro nos médios levando-o na garupa do cavalo. Nos curtos preparou bem as sortes colocando o primeiro ferro um pouco descaído. No ferro a seguir emendou a mão com um bom ferro em “su sitio”. Salgueiro realizou uma lide empolgante ladeando na cara do touro pondo as bancadas em alvoroço, sendo esta brindada com o prémio da melhor lide. No seu segundo touro 500 kg da Ganadaria João Gaspar, recebendo-o bem e compreendendo bem as suas características, realizou uma lide a seu estilo chegando facilmente às bancadas.

João Telles Jr. não teve uma passagem feliz pela primeira corrida das Sanjoaninas. Ao cavaleiro da Torrinha calhou-lhe os piores toiros do lote. Na sua primeira lide João Teles Jr. lidou um toiro da ganadaria Rego Botelho de 525 kg. Efectuou uma lide esforçada perante um touro manso passando por alguns momentos de apuros, sendo fortemente colhido junto ás tábuas sem consequências. Na sua segunda lide diante de um toiro de 580 kg da ganadaria José Albino Fernandes, Telles Jr. cumpriu nos compridos. Nos ferros curtos não teve matéria prima para triunfar, mas mesmo assim o cavaleiro tentou estar por cima do oponente com o publico terceirense a reconhecer o esforço do cavaleiro saindo sob fortes aplausos das bancadas.

O cavaleiro terceirense Rui Lopes, lidou um toiro da ganadaria João Gaspar de 480 kg, rubricando uma lide regular, cravando de frente com ferros bem arrematados. No seu segundo touro de 580 kg da ganadaria Rego Botelho, teve por diante um oponente reservado que se fixava nos médios. O cavaleiro iniciou a ferragem curta com ferros ao píton ao contrario mas derivado às características do touro, passou em falso inúmeras vezes. Após trocar de montada, optou por ferros a abrir chegando com muita facilidade às bancadas terminando a lide com um ferro de palmo.

No capitulo das pegas, as mesmas estiveram a cargo dos Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirence, bem como dos Amadores do Ramo Grande. Pegaram pelos Amadores da T. T. Terceirense Jorge Santos à primeira, Décio Dias à primeira, sendo a pega vencedora do prémio em disputa e José Vicente à segunda tentativa. Os Amadores do Ramo Grande tiveram uma tarde muito dura. Pegaram Miguel Pires à terceira, César Pires à segunda e Manuel Pires à terceira.

No que concerne aos prémios que estavam em disputa os vencedores foram:
Melhor Lide – João Salgueiro;
Melhor Pega – Décio Dias no terceiro touro da tarde;
Melhor Apresentação – 4.º da ordem de João Gaspar;
Melhor Toiro – 1.º da ordem da asa Agrícola José Albino Fernandes.

Ana Rita Linhan - Taurodromo.com
Foto: Vitor Gamito

0 comentários (Dê a sua opinião):

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More